Empresários vêm ao RN interessados no projeto

Uma delegação das empresas brasileiras Alusa e Alupar deverá desembarcar hoje no Rio Grande do Norte, de olho num projeto que segue despertando mundo a fora o interesse dos investidores: o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O apetite do mercado pelo empreendimento foi reiterado ontem pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama. Em entrevista ao Jornal 96, o secretário disse que grandes empresas estão vislumbrando a operação do projeto, que é um dos principais na área de infraestrutura do estado e poderá ser concedido à iniciativa privada ainda este ano.

O aeroporto será concedido à iniciativa privada por meio de um leilão que dará, a quem vencer, os direitos de terminar a construção e de operá-lo por um período estimado em 28 anos. O início da licitação é previsto para abril.

As empresas Alusa e Alupar, do setor de infraestrutura energética, estariam entre as interessadas e deverão enviar representantes hoje ao estado para analisar vantagens e desvantagens do projeto. O estado também tem investido no mapeamento de potenciais investidores. Ontem, por exemplo, o secretário e a governadora Rosalba Ciarlini encontraram representantes da embaixada alemã, em Brasília, e trataram da possibilidade de haver empresas germânicas com perfil para apostar no investimento.

Com a obra em curso há cerca de 14 anos, período em que vem sendo executados serviços como terraplanagem, drenagem e pavimentação, pela Infraero, o empreendimento deverá ter, entre outras obras, as dos terminais de cargas e passageiros concluídas pelo vencedor da licitação.

Antes de fazer a concessão do empreendimento à inciativa privada, porém, o governo terá de quitar dívidas pendentes das desapropriações da área em que está sendo construído. Os valores das indenizações são questionados judicialmente por alguns proprietários e, para evitar que o impasse se torne entrave ao projeto, o Estado deverá pedir apoio à União.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas