Empresários concorrentes visitam terminais de ônibus de Manaus

A iniciativa faz parte do processo de licitação e permitiu que o grupo identificasse a realidade do sistema de transporte coletivo em Manaus.

Manaus – Representantes das 37 empresas interessadas na concorrência pública para exploração do serviço de transporte coletivo da cidade foram acompanhados pela equipe técnica da Prefeitura de Manaus, na manhã desta quinta-feira (20), numa visita aos terminais de integração, principais corredores viários e itinerários da capital.

A iniciativa faz parte do processo de licitação e permitiu que o grupo identificasse a realidade do sistema nos locais, onde os empresários observaram itens como a circulação de linhas troncais, radiais, circulares, entre outras, além do funcionamento das instalações.

A Prefeitura avança, com este procedimento, mais uma etapa no trâmite da licitação, que reúne a concorrência de empresas de vários locais do país como Paraná e Rio de Janeiro, que demonstraram na oportunidade o interesse em adequar e a viabilizar economicamente suas propostas para realizar o que é solicitado no edital.

Entre as exigências estão, principalmente, o aumento, renovação e substituição de frota e as empresas devem se ajustar para cumprir os prazos, que vencem dentro de 120 dias após a assinatura do contrato e ordem de serviço.

De acordo com o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, o total de ônibus que circula na cidade é 1,3 mil ônibus, dos quais 30% têm idade média para sair de circulação e outros 30% são considerados novos, com fabricação a partir de 2008. Os 40% restantes são de idade intermediária, ou seja, entre dois e sete anos de fabricação.

Esta melhoria pontual também se deve à intensificação dos trabalhos de fiscalização realizada rotineiramente pela Prefeitura para garantir a qualidade no serviço. “Nos últimos seis meses a Prefeitura pressionou bastante o consórcio que ainda está com o serviço e conseguiu que 250 ônibus mais novos entrassem em circulação. A fiscalização dentro das garagens é fundamental para isso”, afirmou Marcos Cavalcante.

No dia 4 de fevereiro, haverá o início do processo de seleção das empresas que se apresentarem como interessadas em participar da licitação.

Após o encerramento de todo o processo licitatório, a meta é colocar mais de 800 ônibus novos em circulação até o segundo semestre de 2011. O projeto da licitação recomenda que a concessão do novo sistema de transporte convencional se constituirá de dez lotes de linhas, sendo a operação de cada lote, rota, local, trecho e horário, dentro de cada área de abrangência, definidas por determinação do poder concedente.

Transporte executivo

O superintendente voltou a afirmar que, a partir do exercício da nova licitação para o transporte regular, o transporte executivo também sofrerá modificações e não vai mais atuar em grande escala. Segundo ele, o ideal é que este transporte seja diferenciado, com tarifa em torno de 50% mais cara, com a circulação em áreas periféricas impedidas e com a frota máxima de 50 a 100 veículos – com características mais sofisticadas como as de um ônibus de viagem. “Dessa forma sim, será transporte executivo realmente”, analisou.

Novos terminais

Ainda durante as visitas aos terminais de integração, Cavalcante mencionou a elaboração de um estudo para a criação e desativação de pontos de integração na cidade. Os terminais da Constantino Nery (T1) e da Cachoeirinha (T2) são estudados para desativação por conta da concentração de tráfego nos locais.

O estudo traz um projeto de instalação de novos terminais nas zonas Norte (na confluência dos bairros Santa Etelvina e Novo Israel), Sul (Raiz e Manaus Moderna) e Oeste (ainda sem local divulgado). A previsão para conclusão do estudo é de 60 dias.

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