Empresários cobram do DNIT agilidade na duplicação da BR-101.

Uma das principais preocupações é com um trecho que fica em Araranguá, no Sul

A preocupação com o atraso das obras de duplicação da BR-101, no Sul de Santa Catarina, levou empresários da Associação Empresarial do Vale do Araranguá (Aciva) e líderes políticos a solicitarem uma prestação de contas com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

Em reuniões promovidas na segunda-feira em Araranguá e em Braço do Norte, o superintendente do Dnit, João José dos Santos, antecipou duas licitações que deverão colocar os trabalhos de duplicação em dia na parte do Extremo-Sul.

Em Araranguá, o maior problema é o atraso nas obras do lote 29 (compreende 26 quilômetros de extensão), que tem apenas 40% dos trabalhos executados. A duas empreiteiras contratadas, a primeira, DM — Construtora de Obras Ltda, e a segunda, Construtora Triunfo S/A, rescindiram os contratos sob a alegação de que enfrentavam problemas financeiros.

Para resolver o impasse, o Dnit vai lançar uma nova licitação até maio e contratará a nova empresa em julho. A previsão é de que no início de 2011 o lote 29 esteja concluído.

— Preferimos fazer nova licitação a chamar a terceira empresa colocada com receio de uma nova rescisão — explica Santos.

O orçamento para a conclusão do lote atrasado é de R$ 70 milhões.

Elevado

Quanto ao elevado que contornará Araranguá em área de rizicultura — entre o elevado de Maracajá e a entrada de Araranguá — e que deixará a atual malha viária federal para tráfego urbano, teve as licenças ambientais liberadas. O processo licitatório deverá ocorrer paralelo ao do lote 29.

Braço do Norte

Em Braço do Norte, cidade que não fica próxima da BR-101, mas tem grande potencial econômico no Sul do Estado por conta da indústria de moldura e suinocultura, a cobrança ficou por conta do atraso das obras entre Tubarão e Laguna.

A preocupação nesse trecho é quanto à pista simples em Capivari de Baixo e as proximidades do trevo de acesso a Laguna, locais em que costumam se formar longos congestionamentos. Quanto à construção da ponte sobre o Canal Laranjeiras, em Laguna, e o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, os projetos ainda estão em fase de elaboração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas