Empresa de coleta de lixo ‘abandona’ serviço em Porto Alegre, diz prefeitura

Ecopav deixou de mandar 25 caminhões para as ruas da cidade.
DMLU realiza operação emergencial, mas prevê acúmulo nesta sexta.

Uma empresa responsável pela coleta de lixo em Porto Alegre deixou de mandar 25 caminhões para as ruas da cidade na noite desta quinta-feira (5), segundo a prefeitura. Por meio de nota em seu site, o município diz que o “abandono” do serviço da Ecopav levou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) a realizar uma operação emergencial para evitar o acúmulo de lixo.
O DMLU convocou de forma emergencial 17 equipes e caminhões locados para realizarem a coleta Domiciliar na noite desta quinta. A prefeitura diz que a empresa será acionada por descumprir o contrato.
Ainda de acordo com o município, a Ecopav já havia deixado de executar nove roteiros, que acabaram sendo feitos pelo DMLU, durante a manhã. O diretor-geral do departamento, André Carús, cogita que o “abandono” esteja ligado à proximidade do início do contrato com a empresa Belem Ambiental, que solicitou o início das atividades para o dia 23 de novembro.
“Estamos tomando todas as medidas possíveis para que os impactos para a população sejam mínimos, diante da inoperância da Ecopav, que será acionada em função da inexecução contratual”, disse o diretor do órgão, ainda de acordo com a nota divulgada pela prefeitura.
Previsão de acúmulo
Apesar da operação do órgão, o diretor prevê que o lixo deve acumular na manhã desta sexta (6). “Temos 17 equipes nas ruas, mas que não têm a rotina de execução da Coleta Domiciliar. Os 17 caminhões farão a coleta ao longo de toda a madrugada, mas não podemos afirmar que conseguirão cumprir todos os roteiros”, explicou.
A prefeitura diz ainda que as equipes emergenciais continuarão operando até que o serviço esteja normalizado. “Vamos ainda contatar a empresa vencedora da licitação para que inicie o serviço o quanto antes, visto a demonstração de descomprometimento da atual executora”, acrescenta Carus.
O G1 tentou contato com a Ecopav, mas não obteve retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas