Empresa coreana estuda áreas para fábrica de implantação do TAV

Uma comitiva com dez executivos da Hyundai Rotem, empresa sul-coreana especializada na fabricação de vagões de veículos de alta velocidade e maquinário pesado, visitaram nesta quarta-feira (26) áreas potenciais para a instalação de uma fábrica em Campinas. A empresa participa da licitação brasileira de concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre Campinas e Rio de Janeiro, passando por São Paulo.

Segundo o vice-presidente executivo da empresa, Gil-Young Chung, o projeto envolve a contratação de aproximadamente 500 empregos de mão de obra especializada nas áreas de engenharia, tecnologia e outras indústrias locais.

A prefeitura apresentou o guia de investimentos e as áreas possíveis para a instalação de indústria pesada, que corresponde a uma área de 21 milhões de metros quadrados, aproximadamente 3% da área do município. Os executivos visitaram a região próxima ao aeroporto de Viracopos, onde terá uma estação do trem-bala. O local, Pólo 3 do Centro Tecnológico de Campinas, com 1,7 milhão de metros quadrados, será ampliado para futuras instalação industrial de setores tecnológicos e de serviços.

Para a construção da fábrica, a Hyundai prevê a construção de uma planta de 40 mil metros quadrados em uma área de 200 mil metros quadrados. O prazo para envio de pedido de esclarecimentos sobre o projeto termina até as 18 horas do dia 10 de março de 2011.

TAV

O leilão do trem-bala será realizado em 29 de abril. A estimativa de investimento é de R$ 33,1 bilhões, com o prazo máximo de cinco anos para construção e 40 anos para exploração de serviço. Empresas dos países como China, EUA, Japão, Coreia e Espanha têm interesse em participar do leilão para construção do veículo.

A presidente Dilma Roussef conversou no início do mês com ministros da Coreia do Sul e do Japão, em São Paulo, sobre o TAV. No primeiro prazo, entre os dias 14 de julho e 16 de novembro de 2010, foram protocoladas 100 manifestações na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) com diversos questionamentos sobre o edital e contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas