Emendas de Edio vão levar energia a áreas indígenas do Baixo Cotingo

O impasse sobre o custeio do combustível foi uma das últimas etapas do projeto para a implantação de dois sistemas de geração de energia independentes em comunidades da Raposa

Por – Redação I 22/03/2015 – 18:20

Deputado Federal Édio Lopes (PMDB)
Deputado Federal Édio Lopes (PMDB)

O deputado Edio Lopes (PMDB/RR) foi recebido em audiência durante a semana, pelo Diretor-Geral da ANEEL, Romeu Donizete Rufino e sua assessoria técnica, em Brasília. O parlamentar foi pedir o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o custeio de combustíveis, principalmente o diesel, que serão fontes geradoras para o projeto de implantação de energia elétrica nas comunidades indígenas da região do baixo Cotingo, que receberam emendas individuais no valor de R$ 1,6 milhão do parlamentar.

“Havia um impasse junto a CERR – Companhia Geradora e Distribuidora de Roraima – porque a empresa está com dificuldades de assumir o ônus com o combustível para fornecimento de energia para abastecer os geradores, por isso, precisamos do apoio da ANEEL”, explicou Edio Lopes.

“Depois que conversamos com o presidente da Agência, ficou definido que a ANEEL nos atenderá e fará o repasse relativo ao custeio do óleo diesel e outras despesas com a geração e distribuição de energia nessas comunidades. Isso tudo será possível a partir da solicitação que a CERR –Companhia de Energia de Roraima- deverá fazer à ANEEL”, afirmou.

O impasse sobre o custeio do combustível foi uma das últimas etapas do projeto para a implantação de dois sistemas de geração de energia independentes em comunidades da Raposa. O projeto que recebeu emendas do deputado Edio, no Orçamento de 2014, depende agora apenas da liberação da licitação pelo Governo do Estado para ter início.

“O que esperamos agora é que a governadora de Roraima determine a execução imediata do processo de licitação para que possamos conhecer a empresa vencedora da concorrência. Só assim a implantação terá início e poderemos inaugurar mais uma importante obra dentro das comunidades indígenas”,finalizou Edio.

REDE DE ENERGIA

O projeto que receberá emendas individuais do deputado Edio Lopes, com recursos liberados pelo programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, vai levar redes de energia elétrica para pelo menos seis comunidades indígenas. – O primeiro será instalado na comunidade do Canavial, com redes de transmissão para as comunidades do Escondido e do Camará, que recebeu recentemente uma nova Unidade Básica de Saúde, também com emendas do deputado Edio.

Outro polo de geração e distribuição de energia será implantado na comunidade de São Pedro com rede de distribuição que levará energia para as comunidades de Cararual de Escondido e de Mari-Mari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas