Em Marabá, prefeitura abre licitação para abastecimento de água na cidade

A má qualidade da água fornecida foi o principal motivo da decisão. Cosanpa atende a 27 mil moradores do município do sudeste do Pará.

A prefeitura de Marabá, no sudeste do estado, abriu uma licitação para a contratação de uma nova empresa para explorar o serviço de distribuição de água no município. A má qualidade da água fornecida na cidade teria sido o principal motivo da decisão. O assunto foi discutido em um encontro ocorrido na última segunda-feira (17) entre prefeitura, Sindicato dos Urbanitários e Fórum em Defesa da Água.
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) é responsável pelo serviço de captação e distribuição de água no município há 34 anos. No ano de 2008, o contrato de concessão não foi renovado e a prefeitura já anunciou que vai o processo licitatório foi aberto para que outras empresas também participem da concorrência.
Os moradores apresentam constantes reclamações do serviço. “É muito difícil, uma água suja dessas não serve para nada. Não presta essa água, não dá para beber, no máximo, cozinhar e lavar roupa”, conta a dona de casa Maria das Dores.
O prefeito de Marabá, João Salame, defende a licitação e diz que nos últimos 30 anos a companhia não avançou no atendimento a população.
Já o representante do Sindicato dos Urbanitários, que defende os interesses dos funcionários da empresa estatal, diz que o serviço não deve ser privatizado. “O bom senso seria o contrato de programa, porque o município tem os mecanismos para fazer a empresa Cosanpa investir em Marabá”, explica.
Atualmente, a Cosanpa atende 27 mil consumidores, segundo a empresa, pelo menos 25% deles estão inadimplentes e existem cerca de 10 mil ligações clandestinas.
Para Paulo Barbosa, gerente regional da empresa, o investimento nos últimos anos ultrapassou os R$ 300 milhões na infraestrutura da distribuição de água e esgoto na cidade.
“A Cosanpa tem os meios legais de se fazer representar e enfrentar essa ameaça que faz a prefeitura de tirar a concessão da companhia. Nossa intenção é de continuar abastecendo a população da melhor água possível e manter todos os trabalhos da empresa em andamento”, diz o gerente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas