EDP confirma eólica em leilão.

A EDP Energias do Brasil confirmou a inscrição de um parque eólico no próximo leilão de energia de reserva, previsto para o primeiro semestre. Conforme adiantado pelo EnergiaHoje, o projeto é Santa Vitória do Palmar (81 MW), no litoral sul do Rio Grande do Sul. Este é o único empreendimento cadastrado pela companhia no leilão.

Apesar da melhoria dos indicadores financeiros da empresa no primeiro trimestre de 2010 e da perspectiva de crescimento do mercado da companhia, a EDP se mostra tímida com relação ao aumento do volume de negócios no país. A previsão de investimentos para 2011, de R$ 787 milhões, é aproximadamente 25% inferior ao montante estimado para este ano, de R$ 1,037 bilhão. O fato positivo, porém, é que pouco mais de um terço dos investimentos previstos para 2011 é reserva de capex para novos empreendimentos.

Parte da diminuição do volume de investimentos se deve à indefinição sobre a realização de novos projetos. A EDP possui em seu portfólio cerca de 500 MW de PCHs a espera de autorização pela Aneel.

“Há uma série de situações externas ao nosso controle. Não é um problema exclusivo da EDP. Há atrasos para todas as PCHs”, disse o diretor vice-presidente de Controle de Gestão, Finanças e Relações com Investidores da empresa, Miguel Amaro, durante teleconferência com analistas do setor, nesta quinta-feira (6/5).

A companhia também espera avançar na negociação com a Petrobras para garantir o fornecimento de gás natural para uma termelétrica de 500 MW em Resende (RJ). Se tudo der certo, a empresa espera incluir o empreendimento em um leilão de energia nova em 2011, já que este ano não está prevista licitação para termelétricas.

Com relação ao movimento de fusões e aquisições no setor elétrico, o diretor-presidente da EDP no Brasil, António Pita de Abreu disse que o grupo não está negociando com nenhuma empresa no momento. “Temos a estratégia de crescer em geração. E a EDP é uma empresa balanceada entre distribuição e geração. Muito se fala sobre possíveis negociações, mas não há nada em andamento. Há mais espuma do que cerveja”. (R.P.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas