Edital prevê a modernização do transporte público em Pato Branco

Empresa vencedora vai administração o transporte público por 20 anos.
Entre as melhorias está mais veículos e pontos de ônibus com bebedouros.

A Prefeitura de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, publicou nesta semana o edital de licitação para contratar a empresa que vai administrar o transporte coletivo na cidade pelos próximos 20 anos. Atualmente, 12 mil moradores usam o transporte coletivo da cidade diariamente.

No edital está previsto que as empresas interessadas devem oferecer mais linhas de ônibus. Hoje são 22 linhas em Pato Branco, após a licitação a cidade deve passar a contar com 33 linhas. A frota, que atualmente tem 28 ônibus, vai ter 32 veículos, sendo que desses 15 serão novos e equipados com ar-condicionado. Serão 21 ônibus do modelo padrão, mais oito midiônibus e três miniônibus. Todos os veículos precisam ter acessibilidade e bilhetagem eletrônica.

O sistema de transporte será todo modernizado. Serão construídos pelo município 50 novos pontos de ônibus e quatro miniterminais. De acordo com a administração pública, cada estrutura vai contar com bebedouros e sinal wi-fi. Os terminais serão integrados e os usuários terão acesso, por meio de painéis eletrônicos, aos horários dos ônibus.

O edital prevê ainda que a idade máxima de uso de cada ônibus seja de 10 anos. As melhorias necessárias no transporte coletivo de Pato Branco foram discutidas em uma audiência pública em fevereiro deste ano.

O município vai considerar o menor tarifa ofertada pelas empresas interessadas e o maior valor pago pela concessão, sendo que o mínimo previsto é de R$ 1.906.683,90. O dinheiro será investido na infraestrutura do transporte coletivo.

A abertura do edital será no dia 29 de outubro. Poderão participar empresas de forma individual ou em consócio.

A previsão é que até abril de 2016 o novo sistema esteja funcionando na cidade. “Nós temos um cronograma que estima que até fim de dezembro nós teremos todo o processo homologado. Feita a homologação, o edital permite que a empresa 120 dias para fazer a aquisição desses veículos e pintura para entrar em operação. Então, o início dessa operação deve se dar até 30 de abril de 2016”, explica o secretário municipal de Administração, Vanderlei Crestani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas