Edital de licitação para alargamento da Via Expressa deve sair em 10 dias

Ideia é fazer terceira faixa na BR-282; ela pode ser exclusiva para ônibus.
Outras regiões do estado também têm problemas com filas nas estradas.

Edital de licitação para alargamento da Via Expressa deve sair em 10 dias

Deve sair em até 10 dias a licitação para colocar mais uma faixa em cada sentido da Via Expressa, na Grande Florianópolis. Uma das ideias é que elas sejam usadas como corredores exclusivos para ônibus, como mostrou o RBS Notícias desta quarta-feira (24).

Cerca de 180 mil motoristas passam pela Via Expressa diariamente. O empresário Edgar Martins é um deles. Ele tem uma empresa em São José, mas mora e tem muitos clientes na capital. Ele encara a rodovia diariamente.

“Duas horas e meia por dia, entre a ida e o retorno, porque nós vamos no horário da manhã e retornamos justamente no horário de pico”, declarou.

A Via Expressa tem cinco quilômetros é uma das rodovias mais movimentadas do estado. Liga a BR-101 até as pontes que dão acesso à Ilha de Santa Catarina.

Há quatro anos existe um projeto para que ela tivesse duas faixas a mais. O custo total seria de R$ 500 milhões. Como o preço ficou salgado, a ideia agora é construir uma faixa extra de cada lado, que passaria a ser um corredor exclusivo pra ônibus. Com o orçamento mais modesto, a obra ficaria em R$ 100 milhões de reais.

Problemas no estado
Filas em rodovias não são um problema só da capital. No Norte do estado, a BR-280 também já virou dor de cabeça, principalmente no verão.
Ela liga Joinville até as praias do Norte e também é o principal acesso a São Francisco do Sul. O trajeto de 40 minutos pode levar até três horas, já que é uma rodovia de pista simples. “Tem que desligar o carro, senão gasta gasolina demais. Ficar com o carro parado até a fila andar”, disse o empresário Rosiel Serpa.
No Sul, o maior gargalo é a SC-445, a segunda mais movimentada do estado. Liga Criciúma às praias e à BR-101. O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) apresentou três projetos para duplicação, mas eles foram rejeitados pelos moradores e a obra acabou suspensa.

Agora, a esperança está na via rápida, uma rodovia nova que começou a ser construída do zero. No trecho urbano, a obra está 95% pronta. Mas, na área rural, ainda está na metade. A rodovia já deveria ter sido entregue em 2014, porém, com os atrasos, só deve ficar pronta em 2017.

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