Edital de licitação é lançado

O desassoreamento garantirá a navegação segura das embarcações, o intercâmbio com o Rio Tubarão e todo o sistema lagunar.

Edital de licitação é lançado
O pescador José Lúcio participou do lançamento do edital e comemorou com os colegas este importante passo – Foto:Rafael Andrade/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

“Este foi um dia especial para nós que dependemos da pesca para sobreviver. Esta obra é aguardada há muito tempo. Tenho certeza que a vida de todos nós mudará. Teremos melhores condições de trabalho e mais vida marinha em nosso rio”, comemora o pescador José Lúcio Fagundes, morador da região da Ilha, em Laguna. Nesta sexta-feira foi lançado o edital de licitação para o desassoreamento do Rio Carniça, na comunidade de Campos Verdes.

Orçada em R$ 795 mil, os benefícios da dragagem de 1,5 quilômetro do afluente resultarão em um ganho ainda incalculável no dia a dia de pelo menos 260 famílias de oito localidades. José Lúcio, por exemplo, garante o seu sustento e o da mãe com o dinheiro que ganha na venda do pescado, principalmente camarão e tainha.
O rio liga a comunidade de Campos Verdes à Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Conforme técnicos da prefeitura de Laguna e do governo estadual, que estudaram a área, há locais em que o volume de água não ultrapassa 50 centímetros e prejudica a navegação. “A dragagem deverá trazer mais espécies de peixes para a localidade, além de facilitar a entrada e saída dos barcos de pescadores que vivem da atividade”, detalha o prefeito Everaldo dos Santos.
A presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha (Uapi), Maria Aparecida dos Santos Ramos, lembrou da luta pela obra, que se arrasta há oito anos. “Sabemos da importância desta obra para os pescadores e para a comunidade, por isso mantivemos os esforços para auxiliar na solução de mais este problema. O povo que não se une e não cobra de nossas autoridades não alcança o sucesso e o seu desenvolvimento. Não vamos parar por aqui”, alerta.

A obra
De acordo com levantamento técnico da diretoria de recursos hídricos da secretaria de estado do desenvolvimento econômico sustentável, serão dragados 84 mil metros cúbicos de material e extraída toda a vegetação de pastagem criada ao longo dos 1.570 metros no leito do afluente. A última dragagem foi realizada em 1999. O desassoreamento garantirá, também, a navegação segura das embarcações, o intercâmbio com Rio Tubarão e com todo o sistema lagunar.

Cobranças
O ato contou com a presença do prefeito Everaldo dos Santos, do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, de deputados estaduais e secretários de estado, além de lideranças de Campos Verdes e de localidades vizinhas. O recurso já está disponível. “Foi uma incessante cobrança minha, dos moradores e de autoridades políticas de Laguna e da capital. Foram dois anos de cobranças até que fomos agraciados com a garantia da obra, que foi tratada como emergencial pelo secretário de estado do desenvolvimento econômico sustentável, Carlos Chiodini, que merece o nosso reconhecimento”, detalha Everaldo.

Outras tentativas
Em 2014, a secretaria de estado da agricultura e da pesca chegou a ceder equipamentos para o desassoreamento. Uma draga, um barco de madeira, um conjunto de bombas de dragagem e uma retroescavadeira chegaram a ser encaminhados ao rio. “Esta ação é um fruto de esforços coletivos, inclusive do próprio governador. Trará desenvolvimento na região, sem dúvidas. Em 2018 assumirei o governo do estado mais uma vez. Laguna é constantemente contemplada com projetos do governo do estado. Há muita coisa boa ainda por vir”, garante Moreira.

Próximo passo
No próximo dia 26 ocorre a apresentação das propostas das empresas interessadas em participar do processo licitatório. Em maio será assinada a ordem de serviço e decretado o início dos trabalhos. Os quase R$ 800 mil injetados são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Hídrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas