BETH MOREIRA – Agencia Estado
SÃO PAULO – O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, José Luiz Portella Pereira, informou hoje que o Conselho Gestor de Parceria Público Privada (PPP) do Estado aprovou, na última sexta-feira, o aprofundamento dos estudos e a realização da modelagem da linha 5 do metrô paulista.
Segundo ele, o plano inclui a transformação de 162 quilômetros de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – de um total de 253 quilômetros – em metrô de superfície, além da compra de 99 trens. “A licitação deverá sair entre março e abril de 2008”, afirmou.
O projeto relativo à CPTM deve adotar o modelo de PPP administrativa, no qual o governo continua com a gestão da linha, mas serviços como manutenção das vias, das estações e do sistema passam a ser realizados pela iniciativa privada.
Em relação ao metrô, a linha 5, que liga hoje o Capão Redondo ao Largo 13, chegará até Santa Cruz e Chácara Klabin, entre 2010 e 2012.
Portella participa hoje do “V Seminário sobre Ferrovias em Busca do Elo da Competitividade Logística”, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).