A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos abriu em sessão pública as propostas contendo os Estudos Técnicos, Econômicos e Financeiros do Projeto de parceria pública-privada (PPP) do Trem de Guarulhos e do Expresso Aeroporto. A Comissão instituída pela Resolução STM nº 53/2006, responsável pela avaliação dos conteúdos, recebeu dois envelopes na Sala de Licitações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa que tocará a parceria com a iniciativa privada.
Apresentaram-se dois grupos: o Consórcio Expresso Guarulhos — formado pela Encalço Construções Ltda e Engevix Engenharia S.A., ambas de São Paulo; as espanholas Isolux Corsan Concesiones S.A. e Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S/A, de Madri; além da italiana Guella S.p.A, de Roma.
O outro consórcio denominado Nova Metrópole inclui quatro empresas, todas de São Paulo. São elas: a Assmann Consultoria Empresarial; Valente, Valente Arquitetos; Enescil Engenharia e Projetos Ltda.; e Uete Engenharia Ltda.
Para coordenador de Planejamento e Gestão da STM, Renato Viegas, que é também responsável pela Comissão de Recebimento e Avaliação das Propostas, a apresentação dos dois estudos completos foi suficiente, uma vez que agora eles se juntaram ao projeto de referência desenvolvido pela CPTM, para a elaboração do edital definitivo.
Após a análise dos estudos e a definição das diretrizes dessa PPP, a CPTM realizará as audiências públicas e preparará o edital de licitação, com previsão de publicação neste ano. A assinatura do contrato está prevista para acontecer em 2008 e o início da operação deverá ocorrer até 2010.
O projeto
Com o objetivo de interligar as duas maiores cidades da Região Metropolitana, a CPTM implantará os projetos Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto, aproveitando grande parte da faixa ferroviária da companhia. De acordo com o projeto de referência, desenvolvido pela CPTM, o Trem de Guarulhos terá capacidade para atender a demanda diária inicial de mais de 100 mil usuários, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas três estações.
Já o Expresso Aeroporto está associado à nova infra-estrutura que ligará o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos “Governador André Franco Montoro”, localizado no bairro de Cumbica, em Guarulhos, ao centro de São Paulo.
O tempo de viagem é estimado em 20 minutos e a velocidade comercial poderá superar os 100 km/h muito competitiva se comparada a de outros meios de transporte. Calcula-se para o início da operação, o número médio de 20 mil usuários/dia.