Dnit vai recuperar pontes e viadutos em cidades da região

Aline Adolphs/ Da Redação

Novo Hamburgo – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou ontem, em audiência pública em Brasília, o Programa de Reabilitação de Obras de Arte Especiais (Proarte). A meta é promover a restauração de 2,5 mil pontes e viadutos em todo o País; seis delas estão localizadas na região.

Novo Hamburgo e Estância Velha serão contempladas com a recuperação e alargamento da ponte sobre o Arroio Estância Velha, no quilômetro 235,2 da BR-116. Em São Leopoldo, serão recuperadas as pontes sobre o Rio dos Sinos (que também será alargada) e sobre a várzea do rio, no quilômetro 246 da BR-116. O edital de licitação para execução das obras deve ser publicado em um mês.

Governo vai investir R$ 5,8 bilhões

Segundo a coordenador geral da Unidade de Programas Especiais do Dnit, Francisco Thormann, a expectativa do órgão é iniciar as obras até maio deste ano.

O Dnit vai investir no Proarte R$ 5,8 bilhões do Orçamento Geral da União. O programa, porém, conta com o aval do Banco Mundial, o que significa que no futuro poderá haver ressarcimento de recursos aplicados pelo governo federal.

Na primeira fase serão recuperadas 500 pontes e viadutos. Até 2014, todas as unidades da federação serão beneficiadas. O Dnit tem, no total, 4,3 mil pontes, viadutos e pontilhões sob sua responsabilidade no Brasil.

Além de São Leopoldo e Novo Hamburgo, Canoas terá três pontos restaurados: viaduto do Triângulo Norte, viaduto do Rio Branco – ambos na BR-116 – e a ponte sobre o Rio dos Sinos na BR-386.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas