Dnit faz estudo para asfaltar BR-080 entre a BR-158 e divisa com Goiás

De Sinop – Alexandre Alves
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) contratou por meio de licitação, por R$ 9.4 milhões, a empresa Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento – para elaborar projeto de implantação e pavimentação da BR-080 entre a BR-158, em Ribeirão Cascalheira, e a divisa com o Estado de Goiás.

A contratada já está a campo e deverá fazer o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), Projeto Ambiental e Execução e Projetos Básico e Executivo de Engenharia. O prazo para a Prosul entregar todos os estudos é de 510 dias consecutivos.

O trecho a ser pavimentado futuramente é de 170 quilômetros e faz parte de um projeto maior, de asfaltar a BR-080, no extremo norte de Mato Grosso, ligando as divisas de Goiás e Rondônia. O governo do Estado também tem estudos para asfaltar um dos trechos, entre Matupá e a BR-158, “cortando” o Parque Nacional do Xingú.

No Plano Nacional de Viação (PNV) a BR-080 possui 1850 quilômetros, entre Brasília (DF) e Guajará-Mirim (RO). Pelo traçado, após toda pavimentada, sairá da capital federal, passará pelos municípios de Luiz Alves, (GO); Alô Brasil, São José do Xingu, Matupá, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Cotriguaçu e Colniza (MT); Nova União, Machadinho D Oeste, Ariquemes e Guajará-Mirim (RO).

Depois de concluída toda a pavimentação, que ainda não tem prazos, facilitará o acesso da produção agrícola de Mato Grosso para o porto de Itaqui (MA), via Tocantins, ou para porto de Lima, no Perú, barateando os custos com exportação, via Oceano Pacífico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas