Dilma Roussef anuncia que fará alterações no orçamento do PAC

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, afirmou ontem que o orçamento inicialmente previsto para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será revisto em 2008. Em seu lançamento, em janeiro de 2007, foram previstos R$ 503,9 bilhões em investimentos até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010.

Segundo Dilma, os custos serão corrigidos de acordo com a necessidade de cada projeto. “Esses valores se modificam necessariamente, até porque algumas obras estimadas têm seu valor diminuído, outras entram com outro valor, mas nós o mantemos como referência. Possivelmente ao longo deste ano nós faremos a reavaliação do orçamento que esperamos cumprir em 2008”, disse Dilma.

PPPs

Durante sua apresentação no 20º Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a ministra admitiu que as parcerias público-privadas (PPPs) são uma das principais dificuldades do PAC. Mesmo assim, o governo quer concretizar o projeto do trem de alta velocidade (TAV), que liga os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com esta modalidade de empreendimento. “As obras prioritárias são muito grandes e em áreas ainda não desenvolvidas e ainda não chegamos nas regiões intermediárias. O trem-bala talvez seja a primeira grande incursão em PPP, com parceria de grupos nacionais e estrangeiros”, revelou.

Outra possibilidade de parceria internacional seria para a construção da rodovia Bioceânica, que ligará o Oceano Atlântico, pelo Brasil, até o Pacífico, podendo passar por Paraguai, Bolívia e Peru. A parte brasileira poderá ser financiada pelos Estados Unidos. “Nós indicamos para o governo americano um único projeto que a gente gostaria de parceria [no PAC], que é a Bioceânica. Há possibilidade de fazer com ou sem eles”, contou a ministra. Dilma Roussef explicou em seguida que a parceria seria apenas para o financiamento do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas