Depois de 9 meses de reforma, Pórtico de Joinville será reaberto com novos serviços.

Próximo passo da Fundação Turística é reformar o Moinho, localizado junto ao Pórtico

A principal entrada de Joinville estará mais bonita para receber os turistas neste Festival de Dança, que começa dia 21. O Pórtico da rua 15 de Novembro, que chegou a ser interditado no fim de 2008 por causa de problemas estruturais e estava em reforma desde outubro, será reinaugurado nesta segunda.

As obras de revitalização preservaram as características originais da construção em estilo enxaimel, inaugurada em 1979, em comemoração aos 150 anos da imigração alemã, que tornou-se um cartão postal da cidade. A diferença é que o Pórtico agora conta com melhor infraestrutura e em breve ganhará novos atrativos.

— Além da central de atendimento ao turista, que começa a funcionar nesta segunda-feira, e será parada obrigatória para os ônibus de turismo, o Pórtico terá uma cafeteria —, antecipa a gerente de planejamento da Fundação Turística (Promotur), Vanessa Venzke Falk.

Mas ainda não há previsão de quando a cafeteria entrará em funcionamento.

— Vamos abrir licitação para os interessados em se instalar no local.
O madeiramento e o telhado da construção foram trocados.

— Foram reaproveitados apenas os tijolos, algumas vigas, portas e fechaduras —, comenta outro membro do setor de projetos da Promotur, Samir Rocha.

— A parte elétrica e hidráulica também foi substituída. E além dos dois banheiros que foram reformados, o Pórtico, agora, tem banheiro para deficientes físicos.

O jardim e a calçada, com acesso a cadeirantes, foram refeitos e os turistas ganharam um espaço mais amplo e florido para registrar a passagem por Joinville.

— Antes, o turista não tinha um espaço adequado; acabava se arriscando em meio ao trânsito para bater fotos —, lembra Rocha.

A entrada, que tinha duas vias, também foi modificada. A partir de desta segunda, só passará pelo Pórtico quem está chegando à cidade e optar entrar pelo portal. A altura aumentou para seis metros para permitir a entrada de veículos mais altos e o espaço conta com vagas de estacionamento para veículos leves e pesados.

O próximo passo da Fundação Turística é reformar o Moinho, localizado junto ao Pórtico, espaço que também será licitado e deverá abrigar um restaurante típico. O investimento para as reformas do Pórtico e do Moinho soma R$ 530 mil – recursos do Ministério do Turismo e contrapartida do município. Mais tarde, a expectativa é integrar esses espaços ao futuro Parque da Expoville.

— A intenção é que o Complexo da Expoville deixe de ser só um local de eventos para voltar a ser uma área de lazer para os visitantes —, diz Vanessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas