RIO – Castigada pelas chuvas na passagem de ano, Angra dos Reis receberá investimentos para recuperar os turistas que perdeu na última temporada. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, estará na cidade na sexta-feira para anunciar a liberação de verba de R$ 2 milhões para recuperação da imagem da cidade.
Depois de quatro meses de tráfego em meia pista, por conta de um deslizamento, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit) restabeleceu nesta terça-feira o regime de mão-dupla no KM 477 da Rodovia Rio-Santos, próximo ao trevo de acesso a Angra. As obras de contenção ainda vão demorar dois meses naquele trecho, mas sem prejudicar o tráfego.
O superintendente do Dnit, Marcelo Cotrim, disse que, até dezembro, as obras de emergência em mais de 30 pontos da Rio-Santos serão concluídas. Também estará pronto o recapeamento na pista antiga, entre Santa Cruz e Itacuruçá, onde a pista nova já está liberada ao tráfego:
– Esperamos anunciar, em 40 dias, os primeiros detalhes da duplicação do trecho Itacuruçá-Paraty. A licitação das obras será lançada no ano que vem.
Na sexta-feira, o ministro e o prefeito de Angra, Tuca Jordão, lançarão o edital de licitação para a primeira fase do projeto de sinalização turística, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Será feita a sinalização de todo Centro Histórico. Com recursos próprios, o município já começou as obras do novo cais da Vila do Abraão, na Ilha Grande. Ao todo, o Prodetur levará para Angra R$ 18 milhões, que serão administradas pelo governo do estado. Os recursos também serão usados em saneamento, urbanização e reativação do Trem Turístico da Mata Atlântica.
Paulo Roberto Araújo