Déda garante novos investimentos para Sergipe com o PAC 2, lançado por Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda, 29, em Brasília, a segunda fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Nele, Sergipe é contemplado em setores como urbanização, habitação, energia e irrigação, entre outros. Agora, debruçados sobre as diretrizes do PAC 2, mandatários dos três níveis de Governo deflagrarão um processo de negociação e consultas interfederativas, conforme detalhou o governador Marcelo Déda, presente ao evento, para adequar seus projetos e ampliar os investimentos.

Já no mês de abril, em audiência na Casa Civil da Presidência da República, o Governo de Sergipe apresentará as reivindicações que não aparecem na formatação inicial do PAC 2, sempre dentro da negociação interfederativa. Ou seja, Sergipe poderá ampliar os investimentos já incluídos no PAC 2, cuja execução se estende até 2014.

Estadista

A ideia do projeto é permitir que empresas, governos federal, estaduais e municipais possam produzir projetos dentro das diretrizes lançadas pelo PAC 2, viabilizando a continuidade dos investimentos públicos, fundamentais para ampliar a infraestrutura brasileira, quebrar os gargalos que ainda existem no nosso país e construir infraestrutura social que ajude a incluir e a combater a desigualdade, sintetizou Déda.

O presidente Lula agiu como um estadista, pensando hoje nas futuras gerações e criando condições para que o futuro governo possa iniciar contando com o planejamento adequado que permita ao Brasil continuar crescendo com sustentabilidade, elogiou. Enfim, o PAC 2 representa o esforço do estado brasileiro para dar continuidade ao mais exitoso projeto de investimentos públicos já elaborados em nosso país nos últimos 30 anos.

Sergipe

No resumo do PAC 2, apresentado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Sergipe foi contemplado em diferentes setores. No ‘Cidade Melhor’, por exemplo, que visa enfrentar desafios nas regiões metropolitanas e grandes cidades brasileiras; no ‘Comunidade Cidadã’, que buscará aumentar a cobertura de serviços do Estado nos grandes bairros populares, inclusive com ações em segurança pública; além do ‘Minha Casa, Minha Vida’ (habitação) e do ‘Água e Luz para Todos’.

Para todos eles, explicou o governador, nosso governo tem projetos, alguns já plenamente elaborados, inclusive com projetos básicos e projetos executivos, que serão trazidos por Sergipe [ao Governo Federal] na busca de nos habilitarmos para o PAC 2. Na lista de investimentos já incluídos na proposta lançada em Brasília, a ampliação da Fafen-SE (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras em Sergipe), que já havia sido anunciada pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, em visita a Aracaju, e os investimentos em exploração de petróleo, especialmente os novos poços de Piranema.

Manoel Dionísio

O governador destacou, ainda, o projeto do Perímetro Irrigado Manoel Dionísio, contemplado pelo PAC 2. Ele foi retirado do Orçamento da União, por ação propositada da bancada do DEM, mas nós conseguimos incorporar ao PAC, e temos já recursos orçamentários garantidos para deflagrarmos urgentemente a licitação deste projeto. Por fim, foi também contemplada a continuidade dos estudos do projeto do Canal de Xingó.

Estes investimentos já estão pré-definidos na proposta inicial do PAC. Os demais, diante das diretrizes divulgadas pelo presidente Lula, serão discutidos em negociações que deverão começar em abril. Por exemplo, embora já contratado, Sergipe buscará incluir a reforma do Aeroporto de Aracaju no PAC 2, conforme antecipou o governador.

A partir de agora, os entes federativos serão convidados a debater suas prioridades levando seus projetos que se adequem às diretrizes e paradigmas hoje lançados, concluiu o governador. Acompanharam o governador à solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Ulices Andrade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o representante do Estado em Brasília, Pedro Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas