Cuiabá: secretaria estadual prepara edital para acabar com alagamento no viaduto da UFMT

Cuiabá: secretaria estadual prepara edital para acabar com alagamento no viaduto da UFMT
foto:Lucas Ninno/arquivo

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) iniciou o processo de elaboração do termo de referência que irá subsidiar a contratação de empresa para execução das obras de drenagem no entorno do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ontem, a instituição protocolou planilha orçamentária sobre a primeira parte do projeto de drenagem do local. De acordo com levantamento realizado pela instituição, deverão ser investidos R$ 733.580,42 para execução de canaletas, sarjetas, limpeza e reposição dos pavimentos atingidos pela obra.

Solicitado pela Secid, devido aos históricos problemas de alagamentos na região, o estudo desenvolvido pela UFMT compreende duas etapas, sendo a primeira apresentada ao Estado no mês de janeiro. A próxima fase, que está sendo trabalhada pela instituição, compreende a elaboração de um novo projeto de drenagem abrangendo a microbacia do Córrego do Barbado. A parceria entre Secid e UFMT é resultado do convênio 035/2015.

De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, após a elaboração do termo de referência, o processo segue para análise do setor de licitação da Secid. A contratação dos serviços deve acontecer de forma emergencial, devido a uma vistoria realizada pela Defesa Civil de Mato Grosso no local. O relatório aponta a necessidade de intervenções no local para ampliar a segurança e mobilidade da população.

Conforme levantamento realizado pelos técnicos da UFMT, atualmente o lançamento das águas no córrego acontece por meio de dois tubos de 1.000 milímetros. Dessa forma, o escoamento não ocorre de forma eficiente, fazendo com que o vasão da água seja de apenas 5,3 metros cúbicos por segundo. Com a execução do projeto, os tubos serão substituídos por um bueiro celular com dimensões de 3 metros por 1,5 metro, aumentando a capacidade de escoamento em 30 metros cúbicos por segundo. Outra ação a ser executada é a limpeza dos bueiros existentes no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas