CPTM terá reforço de 33 novos trens São nove trens para a Linha 11-Coral e 24 para a Linha 8-Diamante

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está promovendo duas licitações internacionais para a compra de mais 33 trens novos. São nove trens para a Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) e 24 para a Linha 8-Diamente (Júlio Prestes-Itapevi). Estes últimos serão objeto de uma Parceria Público-Privada/Concessão Administrativa, que inclui ainda a reforma de 12 composições em operação naquela linha.

No caso da Linha 8-Diamante, o parceiro privado terá a missão de renovar a frota com a fabricação de 24 novos trens e reformar 12 unidades em operação, por meio de uma Concessão Administrativa, cuja licitação pública está em curso. O empreendimento também engloba a manutenção de desses 36 trens por 20 anos. O investimento estimado para a modernização da frota será de R$ 900 milhões.

Tanto os trens novos como os reformados terão características de conforto, segurança e desempenho bem semelhantes: novos layouts do interior dos vagões, 50% de motorização (contra 33% dos atuais), ar-condicionado, sistema de monitoramento por câmeras, painéis eletrônicos de comunicação e itens de acessibilidade.

Uma das vantagens do projeto é o encurtamento dos prazos para recebimento dos trens: após 13 meses da assinatura do contrato, prevista para até o final do ano, o concessionário começa a entregar os trens reformados – um por mês. Já os trens novos chegarão a partir do 22° mês de vigência da concessão, num montante de quatro por mês.

Somada às melhorias na infraestrutura, como a implantação do novo sistema de sinalização, investimentos em energia e recuperação das vias, a renovação da frota da Linha 8 permitirá a redução dos intervalos nos horários de pico para cinco minutos, o que representa aumento de 40% na capacidade de transporte e menores tempos de viagem.

Reforço na zona leste

O Expresso Leste, que atualmente circula no trecho Luz e Guaianazes da Linha 11-Coral, ganhará nove trens novos. Junto com a modernização dos sistemas de sinalização, controle de tráfego, energia e recuperação das vias, o incremento da frota possibilitará estender o serviço até a Estação Suzano.

Além dos recursos de última geração característicos das novas frotas do Metrô e CPTM, como ar-condicionado e sistema de monitoramento por câmeras, os novos trens da Linha 11 serão os primeiros com salão único de passageiros da rede metroferroviária paulista, ou seja, com passagem livre entre os vagões.

Os recursos para a aquisição desses trens foram obtidos pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial (BIRD). A licitação pública internacional foi iniciada no final de setembro e a abertura das propostas deverá ocorrer em novembro.

Expansão SP

As aquisições fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano (Expansão SP), no valor de R$ 20 bilhões até 2010, o maior investimento do gênero já realizado no Brasil. Os 33 novos trens irão se somar aos 107 já encomendados para a CPTM e Metrô, dos quais 18 estão em circulação. O último lote desse montante, formado por oito trens (oito vagões cada, 64 no total), para a Linha 9-Esmeralda, teve seu contrato assinado na primeira semana de setembro, com previsão de entrega das primeiras unidades no primeiro semestre de 2011. Da CPTM

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