CPTM publica licitação para PPP da Linha 8-Diamante.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) publicou, nesta quarta-feira (27), o edital da licitação internacional para renovação da frota da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) por meio de uma concessão administrativa. O parceiro privado terá que reformar 12 trens e adquirir mais 24 novas composições de oito carros. Em contrapartida, terá o contrato de manutenção de desses 36 trens por 20 anos. Os interessados poderão enviar propostas até o dia 31 de julho. A previsão para assinatura do contrato é setembro.

O investimento exigido do vencedor dessa licitação, para a modernização da frota, será de R$ 900 milhões. Pelo contrato de manutenção dos trens, receberá cerca de R$ 200 milhões anualmente. Uma das grandes vantagens desse projeto é o encurtamento dos prazos para recebimento dos trens: a partir do 13º mês após a assinatura do contrato – por volta de outubro de 2010 -, a CPTM começará a receber os trens reformados e modernizados, um por mês. Em dois anos, todas as unidades estarão entregues. Já os trens novos deverão chegar a partir do 22º mês, sendo entregues quatro mensalmente. Além disso, todo o processo de renovação da frota ocorrerá sem prejuízo para a circulação de trens da Linha 8-Diamante.

Tanto os trens novos como os modernizados terão características de conforto, segurança e desempenho bem semelhantes: novos layouts do interior dos vagões, 50% da composição dotada de motores de tração, ar-condicionado, sistema de monitoramento por câmeras, painéis eletrônicos de comunicação e itens de acessibilidade.

Além das reformas e novos trens, o Governo do Estado está investindo, através do Plano de Expansão, R$ 450 milhões para a modernização de via permanente, rede aérea, telecomunicações, sinalização e reforma de quatro estações: Engº Cardoso, Itapevi, Osasco e Antonio João.

Somados à renovação da frota e ao aumento do número de composições, os investimentos permitirão que os intervalos entre trens na Linha 8 sejam reduzido de 8 para 5 minutos, nos horários de pico, diminuindo também o tempo de viagem dos usuários.

Plano de Expansão

A PPP para aquisição e modernização dos trens da Linha 8-Diamante faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, no qual o Estado de São Paulo está investindo R$ 20 bilhões até 2010, o maior do setor até hoje. Uma das principais metas é transformar 160 km de linhas da CPTM em qualidade de metrô. Com esses empreendimentos, a previsão é diminuir o tempo médio de viagem em 25% no sistema metroferroviário e ampliar em 55% o número de passageiros transportados sobre trilhos, melhorando diretamente a qualidade de vida das pessoas.

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