Copa Verde: cidades-sede reúnem-se em BH

Estudo sobre o perfil de Minas Gerais quanto às emissões de gases de efeito estufa gerados pelas atividades econômicas poderá servir de referência para as demais cidades-sede da Copa de 2014. O governo federal sugeriu que todas as sedes adotassem a mesma metodologia para fazer o levantamento desse impacto ambiental nos preparativos e também na realização do evento. Como Minas tem uma experiência bem sucedida a partir do “1º Inventário Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) Estadual”, lançado em 2008, as outras sedes estarão em Belo Horizonte nesta terça-feira (5) para conhecer os detalhes e compartilhar esse conhecimento. A adaptação do modelo já existente para um novo inventário com foco na Copa foi feita conjuntamente pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Prefeitura de Belo Horizonte.

Em Minas o cronograma prevê já em agosto abrir licitação para contratação de uma assessoria especializada que faça, a partir da base de dados oferecida pelo governo do Estado, o inventário sobre o que e quanto de gases de efeito estufa (GEE) será lançado na atmosfera no período de preparação e durante a Copa das Confederações e Copa de 2014. O passo seguinte é elaborar um plano de ação para reduzir o impacto e, por último, um plano de compensação, previsto para 2012.

“Em 2014, durante a Copa certamente haverá um aumento na circulação de veículos em Belo Horizonte, precisamos estimar o volume a mais de GEE que será lançado na atmosfera, para dimensionar o plano de transporte público, por exemplo, e, além disso, precisaremos repor, porque este jogo não termina em zero a zero. A opção pode ser plantar árvores, apoiar pesquisas sobre geração de energia limpa etc ”, explica José Cláudio Junqueira, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Fonte: Secopa/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas