Copa e Olimpíadas entram no Portal da Transparência da CGU.

A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil, ganharam nesta terça-feira (4) mais um instrumento de fiscalização e controle com o lançamento de dois portais que ficarão hospedados no Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU) e publicarão todas as informações sobre custos e andamento das obras em estádios esportivos e mobilidade urbana.

O ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Haje, disse, ao apresentar os portais, durante reunião do Conselho Nacional de Transparência Pública e Combate à Corrupção, em Brasília, que os dois eventos serão realizados com “megainvestimentos de dinheiro público de todas as esferas – federal, estadual e municipal – tudo dinheiro que vem do povo. Então, a população é quem tem mais direito de acompanhar a aplicação. Isso está dentro do espírito de transparência pública que nós vimos trabalhando aqui desde 2003”

A ideia, segundo o ministro, é expor desde a proposta de um projeto, o próprio projeto, o edital de licitação, o contrato e, depois, ao longo da execução, o acompanhamento do cronograma e da aplicação do dinheiro, tudo baseado nas informações recebidas dos ministérios e outros órgãos envolvidos, como os governos estaduais e municipais.

Os portais vão publicar as informações detalhadas e regularmente atualizadas sobre os investimentos feitos na realização da Copa do Mundo, em 12 capitais brasileiras, e das Olimpíadas no Rio de Janeiro. São dados sobre as fontes de recursos, os órgãos executivos, editais, convênios, as operações de crédito, além de fotografias das obras feitas por satélite.

Quem acessar os portais encontrará também informações sobre o dossiê da candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas e o contrato de responsabilidades para a Copa do Mundo, assinado pelo governo federal, os estados e municípios das cidades-sedes. Os portais também terão janelas para que o público possa encaminhar denúncias de irregularidades, com um link para o canal de denúncias no portal da CGU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas