Confirmada abertura de terminal.

RITMO ACELERADO Equipe se concentra nos trabalhos de finalização do Terminal Urbano Central

MARA FLÔRES

Depois de um certo suspense, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) confirmou no início da noite de ontem a inauguração do Terminal Urbano Central neste sábado, às 11 horas. A estrutura montada na área da antiga fábrica da NGK está recebendo os retoques finais e será apresentada à população, estrategicamente, no Dia do Trabalho. O funcionamento do local, porém, começará no domingo, quando também entrará em operação o Sistema Integrado Mogiano (SIM), que permitirá aos usuários – no intervalo de uma hora -, a integração das linhas em qualquer ponto da Cidade, num modelo semelhante ao do Bilhete Único.

A inauguração do Terminal foi confirmada pelo prefeito após uma vistoria técnica feita no local na manhã de ontem, quando ele percorreu a estrutura ponto por ponto para verificar o andamento dos trabalhos, que estão sendo feitos a “toque de caixa” por dezenas de trabalhadores, que se revezam em serviços de pintura, jardinagem, pavimentação e instalação de catracas, entre outras coisas.

No geral, segundo o prefeito, tudo deverá estar pronto até sábado. Mas alguns detalhes, necessariamente, ficarão para depois, entre eles, a montagem da lanchonete, engraxataria e revistaria, que está na fase de licitação.

“Mas nada que comprometa a operação do novo sistema de transporte”, garantiu Bertaiolli.

Mais até do que o Terminal que, entre outras novidades, terá uma unidade avançada do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), ganhará a primeira Biblioteca Aberta de Mogi e um sistema que informará itinerário e eventuais atrasos das linhas, o prefeito apontou como mais importante neste processo a implantação do SIM que, de acordo com ele, foi a maior reivindicação recebida da população durante a campanha eleitoral.

“Estamos conseguindo implantar o conceito de compromisso assumido, compromisso cumprido. A construção do Terminal é difícil e caríssima, mas o fundamental nisso tudo, e que não é visível, é o SIM, que vai ajudar o trabalhador a pagar menos”, avaliou.

Com o cartão SIM, o usuário poderá fazer a troca de ônibus em qualquer ponto da Cidade no intervalo de uma hora e para qualquer destino. A isenção só não é válida para o retorno numa mesma linha dentro deste período.

Para ter direito à integração, o usuário terá de portar o cartão eletrônico, que será controlado por GPS. Ontem, o prefeito apresentou os modelos, que trazem cores diferentes para cada categoria de usuário. Azul escuro para avulsos e vale-transporte; amarelo para idoso; azul claro para escolar; e verde para portador de necessidades.

“A novidade é que, quem já tem cartão não precisa obrigatoriamente trocá-lo para fazer uso dos benefícios. A partir da zero hora de domingo, todos os cartões serão lidos pelo novo sistema nos ônibus. Mas até pelo fato de os novos cartões serem mais bonitos, é interessante que o usuário procure a Mogi Passes, entregue o antigo e pegue um novo”, ressaltou o prefeito.

A transferência das linhas para o Terminal Central será feita gradativamente, sendo que há consultores em vários pontos da Cidade explicando o novo modelo de transporte aos usuários. Hoje, também, os usuários ganharão informações específicas sobre a linha de ônibus que utilizam, com horários e itinerários.

Apresentação

Está marcada para hoje, às 14 horas, na Avenida Cívica, a apresentação da frota de ônibus da Princesa do Norte, que vai operacionalizar as linhas em parceria com a Transcel a partir de domingo. Serão 83 coletivos novos, todos eles adaptados. A empresa também deverá, em breve, assumir novas linhas que serão criadas para atender a zona rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas