Confidencial – Licitações (Muito) Complicadas.

GUTO SILVEIRA
antonio.silveira@gazetaderibeirao.com.br

Para supersticiosos há a possibilidade de existência de forças ocultas contra as licitações para a construção de sete escolas da rede municipal. Anunciadas e publicadas, com valor estimativo aproximado de R$ 37,2 milhões, as cinco concorrências foram revogadas por questionamentos das empresas participantes no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com pressa de construir para aplicar recursos obrigatórios, a Secretaria da Administração divulgou nova licitação para a construção de três Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs) e de um Centro de Educação Infantil (CEI). As licitações seriam encerradas nos dias 27 de outubro (três delas) e 4 de novembro. Mas novas retificações dos editais foram publicadas e o prazo de abertura dos envelopes, de todos os processos, pulou para o dia 10 de novembro. As mudanças vão implicar em um gasto a mais de R$ 9,1 mil nas obras a serem realizadas. Há alteração também no memorial descritivo, onde havia denominação errada de escola e bairro. O maior prejuízo da administração, no entanto, será mesmo no prazo de conclusão e pagamento das obras, já que precisa aplicar o dinheiro da educação até o final de janeiro, porque o TCE dá 30 dias de carência. Caso contrário terá muitas explicações a fazer, no futuro, sobre a aplicação de 25% da arrecadação na educação. A não aplicação correta provoca a rejeição das contas anuais.

LIGAÇÕES CLANDESTINAS
O monitoramento do Ribeirão Preto promovido por alunos da educação básica, em parceria com a SOS Mata Atlântica, está dando o que falar. Segundo o diretor regional do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Carlos Alencastre, a taxa de coliformes fecais não deveria estar alta em pontos tão distantes, afinal, apesar de Cravinhos não ter finalizado ainda a estação de tratamento, Ribeirão já teria anunciado coletores nesse curso. “Não há mais motivos para esgoto no ribeirão.”

CHORADEIRA
“Criaram o campus da Universidade de São Paulo, mas ninguém entra. A reitora está levando todos os cursos para Ribeirão Preto, está acabando com a USP-Leste. A USP é muito conservadora, não permite a entrada por outros caminhos, não tem cota, nada.” A reclamação é do deputado estadual Adriano Digo (PT), em discurso numa solitária tarde de sexta-feira, na Assembleia Legislativa.

ROMARIA
Cerca de 20 mil pessoas são esperadas na já tradicional Romaria de Nossa Senhora da Aparecida, que este ano realiza a sua 44 edição. Os devotos da santa vão se reunir amanhã, na frente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, às 8h, para a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Depois, os participantes seguem em procissão até Bonfim Paulista, em um trajeto de 13 quilômetros. A chegada no distrito está prevista para as 12h, na Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, onde o padre Mário Reis da Silveira celebrará missa.

Colaborou Danielle Castro

FRASE

“A administração muitas vezes não consegue reconhecer um bom servidor”

Edvaldo Ravena Picasso, advogado
O advogado, especializado em administração pública, defende cursos de especialização e aperfeiçoamento para servidores, para que possam ocorrer promoções por merecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas