Comunicado

ROBERTO MACIEL – comunicado@diariodonordeste.com.br

Novas pinturas nas ruas

Novas pinturas nas ruas
Anote aí, centavo após centavo: R$ 10.461.475,43. É esse o valor máximo que a AMC, a autarquia que cuida do trânsito em Fortaleza, pretende desembolsar para pagar por serviços de implantação e recuperação da sinalização das ruas da cidade. Será uma das primeiras licitações que o órgão fará em 2012, marcada para 12 de janeiro, somando uma dinheirama que, distribuída ao longo dos 12 meses do ano que vem, representará algo próximo de R$ 900 mil para cada mês.
Ainda que tardia
Não se pode reclamar da implantação de sinalização. A que hoje existe, ou não existe, a AMC deixou se desgastar ao ponto do intolerável. Estranho é que, após anos sem manutenção, os gestores percebam à véspera de ano eleitoral ser importante vestir o macacão e sair por aí pintando o asfalto. Relevante notar: a licitação estava inicialmente programada para o começo deste ano. Sim, de 2011.
Mea maxima culpa
Na justificativa do projeto de reforma da sinalização das ruas de Fortaleza, a AMC relaciona uma série de estatísticas referentes a acidente no trânsito. É quase um atestado de culpa. Afinal, todos os números são crescentes. A média mensal de ocorrências do gênero, incluindo fatais, não-fatais e sem vítimas feridas, era de 1.399 em 2001. Em 2009, avançou para 2.085. Quase 50% de crescimento.
Elementos novos nas ruas
A novidade da licitação da AMC são totens de sinalização com orientações para pedestres. As peças serão fixadas em bases acessíveis para pessoas com necessidades especiais de locomoção, como cadeirantes, e nos postes que sustentam as placas de trânsito. O esquisito é que as especificações dos totens são, digamos, “específicas” demais. A propósito, a também “específica” demais licitação de serviços de iluminação pública da AMC está marcada para 11 de janeiro.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas