Comprasnet vai bloquear uso de robôs em pregões eletrônicos

A partir desta segunda-feira, 31/1, os pregões eletrônicos realizados pelo Comprasnet vão bloquear o uso de robôs – programas que atuam como participantes das licitações. O objetivo é dar maior igualdade de oportunidades aos diferentes fornecedores que buscam contratos com a Administração Federal.

Para bloquear os robôs, serão impedidos lances em espaços de tempo muito curtos. “Essa velocidade pode ser atribuída ao uso de softwares e, sendo estes detectados agora pelo sistema, o usuário perderá a conexão com o portal”, explica a secretária de Logística e TI do Ministério do Planejamento, Glória Guimarães.

Para a SLTI, a nova medida trará mais eficiência operacional aos órgãos e melhorias no que se refere ao cumprimento dos contratos por parte do vencedor da licitação. De acordo com Glória Guimarães, mesmo não garantindo vitória antecipada aos que possuem robôs, o objetivo é impedir que alguns concorrentes lancem mão de mecanismos que não são usados pelos demais.

A mudança segue orientação do Acórdão 1647/2010, do Tribunal de Contas da União (TCU), que sugere à Administração adotar meios para reforçar a isonomia entre os licitantes, de forma a inibir o envio automático de propostas que possam comprometer a competição. Em parceria com o Serpro, a SLTI/MP desenvolve novas funcionalidades no sistema para dificultar vantagens de um concorrente sobre o outro.

* Com informações do Ministério do Planejamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas