Comissão do Senado quer acompanhar usina de Belo Monte.

Informação é do presidente da Comissão de Fiscalização e Controle.
Casagrande diz que é ‘preocupante’ possível desistência de empresas.

Alexandro Martello
Do G1, em Brasília

O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal, Renato Casagrande (PSB-ES), afirmou nesta quarta-feira (21) que julga importante que o Legislativo acompanhe o andamento do processo de construção da usina de Belo Monte, no Pará (PA).
Em licitação ocorrida nesta terça-feira (20), o consórcio formado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras e pela Construtora Queiroz Galvão, entre outras empresas, arrematou o empreendimento. Há informações, porém, de que a construtora Queiroz Galvão, e a J.Malucelli, poderiam abandonar o consórcio. Procuradas pelo G1 na noite de terça-feira, a J.Malucelli negou a informação, enquanto a Queiroz Galvão não se pronunciou.

“Isso é preocupante [possível desistência de empresas] para o Brasil. Se o consórcio desmontar, talvez o governo tenha de fazer outra licitação. O processo não tem se apresentado com toda transparência e não tem segurança. Vamos ter de fazer um acompanhamento constante”, disse Casagrande a jornalistas durante as celebrações dos 50 anos de Brasília.
O senador afirmou que, juntamente com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado vai buscar todas as informações sobre o andamento da usina de Belo Monte, empreendimento de mais de R$ 19 bilhões. Ele informou, porém, que ainda não sabe como será feito este acompanhamento. “Podemos fazer uma audiência pública ou uma agenda para acompanhar a obra”, disse ele.
O assessor especial da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, também presente no evento, afirmou que, até o momento, todos os problemas envolvendo a usina de Belo Monte foram equacionados pelo governo federal. “A minha expectativa é de que as coisas se resolvam”, disse ele, ao ser questionado sobre a possível desistência de empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas