Coleta de lixo será ampliada em Santa Maria

Edital da nova licitação prevê mais contêineres e amplia material recolhido

Coleta de lixo será ampliada em Santa Maria
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Além de ampliar a coleta de lixo por contêineres para três pequenas regiões próximas ao Centro, a nova licitação lançada pela prefeitura prevê que a empresa selecionada ficará responsável por três serviços que eram um problemão para os santa-marienses e para a prefeitura.

A vencedora da licitação fará ainda a coleta de animais mortos, de lixo descartado em locais irregulares como sangas e terrenos baldios e também de inservíveis, como móveis e eletrodomésticos velhos (veja detalhes abaixo).

O edital foi divulgado na segunda-feira, e a abertura dos envelopes com as propostas será realizada em 6 de novembro. A selecionada na concorrência ficará responsável por recolher o lixo e pelos novos serviços a partir de fevereiro de 2016. A licitação prevê um gasto de  até R$ 25 milhões pelos próximos dois anos. Mas o serviço poderá ser renovado por mais três.

O contrato atual, com a Revita, vale até 31 de janeiro de 2016 e prevê a coleta e transporte do lixo e a destinação em um aterro sanitário, da empresa CRVR. Segundo o engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Luiz Geraldo Cervi, como não existe outro aterro sanitário num raio menor do que 100 km, a prefeitura optou por fazer dois contratos separados e licitar agora apenas a coleta e transporte de lixo, para permitir que mais empresas possam concorrer.

Já o contrato com a CRVR deve ser renovado com dispensa de licitação, pois não há outro aterro na região.

Cervi diz que, apesar disso, o gasto mensal com coleta e destinação do lixo não deve subir, ficando na faixa de R$ 1,3 milhão mensais à prefeitura.
Outras novidades importantes são o maior rigor na fiscalização do serviço, com a instalação de câmeras e localizadores de GPS em todos os caminhões da coleta de lixo.

Coleta de lixo seco

No ano que vem, também acabará o atual contrato com a associação de recicladores Asmar, para a coleta de lixo reciclável, em que caminhão vai até a casa dos moradores e empresas cadastradas.

Segundo Cervi, a prefeitura também lançará nova licitação e, para esse novo contrato, estuda duas mudanças: implantar contêineres de lixo seco na área central e fazer a coleta de lixo reciclável em grandes geradores, como prédios, condomínios, residenciais, clubes e grandes empresas.Coleta de lixo será ampliada em Santa Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas