Codau divulga detalhes sobre início das licitações para construção de represa em Uberaba.

Obras foram dividas em seis lotes; represa vai ocupar uma área de 98 hectares com orçamento final de R$ 26,3 milhões.

Durante reunião nesta terça-feira (30), o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) anunciou o início das licitações da represa Prainha, no Rio Uberaba. Ao todo, são seis lotes previstos na obra. Nos próximos 15 dias o Codau lançará a primeira licitação.

As duas primeiras licitações são o de gerenciamento técnico/fiscalização e movimentação de terra. Luiz Guaritá Neto, presidente da autarquia, informou que até o mês de agosto as outras quatro licitações deverão estar concluídas. São referentes às obras de concreto; o sistema hidromecânico; a instrumentação e as obras complementares. A previsão para o início da construção da represa é o segundo semestre deste ano.

A represa será construída na zona rural de Uberaba, situada 5 km acima da barragem atual de captação do Codau, no Rio Uberaba, em área próxima à fazenda do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O reservatório terá um volume de 2, 419 bilhões de litros, com uma vazão de 4,320 mil litros por segundo. Depois de emitida a Ordem de Serviço, o prazo estimado de execução da obra é de 18 meses.

Segundo o Codau, os estudos ambientais, os estudos de paleontologia e o Plano de Ação Emergencial (PAE) já foram protocolados nas secretarias de Meio Ambiente do Município e do Estado para as devidas análises, com vistas aos licenciamentos ambientais. A autarquia gastou mais de R$ 1,2 milhão nas desapropriações das áreas onde o lago será formado.

O encontro que falou sobre os detalhamentos técnicos da obra da represa também teve a participação dos membros do Instituto de Engenharia e Arquitetura de Uberaba (IEA-TM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas