CMN aprova projeto que obriga uso de câmeras.

As escolas, unidades de saúde, Centros de Educação Infantil (CMEIs), secretarias e demais órgãos do município do Natal serão obrigados a dispor de sistema de segurança baseado em monitoramento de câmeras. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Paulo Wagner (PV), foi aprovado ontem, na Câmara Municipal do Natal.

De acordo com o autor da proposta, a iniciativa visa coibir a pratica de diversos crimes, principalmente, pichações e depredação. “A maioria dos crimes cometidos em escolas e órgãos públicos é descoberto pelo sistema de monitoramento”, destacou.

Paulo Wagner falou ainda que além de coibir crimes dentro dos próprios estabelecimentos, as câmeras de vigilância também possibilitam detectar infrações nas áreas externas. “É comum vermos crimes sendo solucionados por equipamentos instalados no lado de fora dos órgãos que acabam flagrando ações nas ruas, como carros ou motocicletas que estejam sendo usados para alguma ação ilegal”, lembrou.

No entanto, para o vereador, o grande beneficio é a prevenção. “Quando o bandido sabe que está sendo filmado, ele fica com medo. Então, nós vamos diminuir a depredação das repartições públicas e atos como pichação, que, infelizmente, são bastante comuns”, ressaltou.

Pelo Projeto de Lei, de número 222/2009, as empresas responsáveis pela instalação do sistema de monitoramento por câmeras deverão ser escolhidas por licitação pública, o que torna o processo mais transparente.

Sobre a ideia do vereador Paulo Wagner, o também vereador Franklin Capistrano (PSB) destacou a importância. “Um sistema desse é de grande valia para combater a criminalidade. Contudo, também é interessante buscarmos novos projetos de prevenção à prática de delitos na nossa cidade”, avalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas