Cidade realiza audiência de licitação do transporte

Evento acontecerá na próxima quarta-feira (6.2), às 19h, na sede do executivo municipal; é a última etapa antes do lançamento da concorrência.

Última etapa antes da concorrência que apontará as novas empresas que vão operar os novos ônibus em Contagem, a audiência pública que fecha o edital acontece na próxima quarta-feira (6.2), às 19h, na sede do executivo municipal. O objetivo é escutar a população e incluir sugestões da sociedade do sistema municipal de transporte coletivo.

Durante a audiência, o presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, apresentará o Termo de Referência com informações e orientações relativas à nova contratação da prestação dos serviços. Os interessados poderão se manifestar por meio de sugestões, questionamento ou reclamações. Para isso, dependerão de prévia identificação na portaria do prédio da Prefeitura, com a apresentação de documento oficial com foto.

“É a última etapa antes do lançamento do edital. Trata-se de um momento muito importante para darmos um salto na questão da mobilidade em Contagem”, afirma Gustavo Peixoto.

Para participar da audiência, os interessados deverão fazer um cadastro. Cada inscrito terá três minutos para se manifestar, podendo reformular ou complementar sua manifestação no tempo adicional de três minutos. O endereço da Prefeitura é Praça Tancredo Neves, 200, bairro Camilo Alves.

A licitação é parte da implantação do Sistema de Transporte Integrado de Contagem (SIM). Um serviço tronco-alimentado que busca racionalizar o uso do sistema viário municipal. O Termo de Referência estabelece demais critérios para a prestação dos serviços. Entre as principais novidades estão: possibilitar o deslocamento dos usuários por todo o município com o pagamento de tarifa única; utilizar veículos de maiores capacidades, otimizando a frota e reduzindo os custos operacionais e a emissão de poluentes; aumentar a eficiência operacional combinando a oferta e a demanda, em função da característica local da área a ser atendida; otimizar a articulação da rede de transporte oferecendo mais opções de viagens e priorizar o transporte coletivo e melhorar acessibilidade.

O Sistema de Transporte Integrado de Contagem (SIM) tem como conceito básico o sistema Bus Rapid Transit (BRT), um modelo de transporte coletivo sustentado por sistema tronco-alimentado com integração física entre linhas e estações. O modelo é utilizado nas maiores capitais do Brasil e mostra-se bastante eficiente no país e nas demais cidades do planeta. Seu diferencial está nos corredores exclusivos para linhas de ônibus, que priorizam a operação rápida dos veículos coletivos e, assim, elevam a qualidade do transporte público.

O SIM envolve vários projetos com intervenções físicas e operacionais integradas. Em seu escopo há obras de infraestrutura viária, como viadutos, trincheiras, corredores, requalificação de vias entre outras. Estas obras têm como objetivo promover a melhoria na articulação entre as regiões do município e viabilizar a operação da nova rede de transporte. De forma integrada, também estão previstos a execução de obras para a operação do sistema de transporte coletivo como a construção de terminais de ônibus, estação de transferências e estruturação dos pontos de embarque e desembarque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas