Chuva atrapalha obras de recuperação e aumenta cratera em avenida

Chuva atrapalha obras de recuperação e aumenta cratera em avenida
Famílias tiveram que deixar casas por causa de cratera em avenida (Foto: Tá Na Mídia Naviraí)

As chuvas do fim de semana prejudicaram trabalho para conter uma cratera que se abriu na área urbana em Naviraí, e 366 quilômetros de Campo Grande, e agora a prefeitura espera uma mudança no tempo e licitação para instalar drenagem e asfalto na região do Bairro Vila Alta.

O projeto está orçado em R$ 8 milhões e foi negociado como antecipação dos investimentos que a Sanesul terá que fazer na cidade a partir da renovação do contrato de concessão. Ocorre que a previsão é de mais chuvas para a região nesta semana e o El Niño trará nuvens carregadas até fevereiro.

Na Avenida José Soares Limeira, no Bairro Vila Alta, o trânsito mas foi interrompido devido ao grande buraco que aumentou com a tempestade, que resultou em 86 milímetros precipitação. Além disso, várias casas foram alagadas. Somente no sábado (2), a cidade teve 40 minutos de chuva que resultaram em 82 milímetros, segundo a estação meteorológica da Cooperativa Copasul.

Chuva atrapalha obras de recuperação e aumenta cratera em avenida
Casas foram alagadas em vários bairros de Naviraí (Foto: Prefeitura de Naviraí)

Além da região do Vila Alta, outros pontos da cidade como Jardim Paraíso IV, Jardim Eldorado e Bairro Varjão tiveram alagamentos. Segundo o gerente de obras da prefeitura, Flávio Tanus, todo o serviço para reparar a área onde se abriu a cratera foi perdido. “Esperamos que faça sol pelo menos uns 15 dias para podermos tapar aquela cratera, mas a chuva não deixa”, comentou.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Estado de Infraestrutura deve publicar nos próximos dias a licitação para drenagem de águas pluviais e asfalto na região. “Nossa expectativa é que a licitação demore uns 40 dias. Não é uma obra simples, é demorada, mas irá resolver de uma vez por todas esse problema que afeta aquela população”, disse o prefeito, Leonardo Matos.

A Defesa Civil Estadual enviou equipe para para auxiliar na retirada de algumas famílias prejudicadas pela cratera, segundo o secretário executivo da Divisão de Produtos Químicos Perigosos, Sandoval Leonardo Junior.

“Há famílias desalojadas, que tiveram a casa afetada por alagamento e pessoas desabrigadas, que precisam ser retiradas do local. O buraco, que é anterior à chuva deste final de semana, aumentou. Por isso, famílias foram retiradas, sendo abrigadas em locais públicos municipais”, comentou.

Hoje, a Defesa estadual tem três equipes auxiliando cidades do Estado. Os municípios atendidos são Guia Lopes da Laguna, Batayporã e Taquarussu.

Previsão – São esperadas pancadas de chuva hoje (4) e amanha em Naviraí e na quarta-feira (6) as nuvens devem encobrir o céu o dia inteiro com chuva forte, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Somente para segunda e terça-feira, é prevista precipitação de 55 milímetros de água. A previsão é a mesma para Guia Lopes da Laguna.

Em Batayporã, a chuva deve ser mais amena, mas segue até quarta-feira. Para Taquarussu, são previstas pancadas de chuva até amanhã (5), mas no dia seguinte o céu permanece com muitas nuvens.

O tempo chuvoso de deve ao El Niño, um fenômeno climático que envolve o aquecimento incomum das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Com isso, as chuvas seguem até fevereiro na região centro-sul do Estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas