Centros de Convenções da BA têm novo edital de uso

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da Bahia, o edital de licitação para a concessão de uso dos três Centros de Convenções administrados pela Bahiatursa, nas cidades de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.

Anualmente, o Governo Estadual tem prejuízo de R$ 4 milhões para manter os três centros, pois os equipamentos se tornaram espaços para eventos locais e estão sendo subutilizados, não atendendo ao objetivo principal que é desenvolver o turismo de negócios e a atração de congressos, feiras, simpósios, seminários nacionais e internacionais. “Além disso, com a concessão de uso, o governo deixa de ter despesas com a manutenção e ainda passa a ganhar com a anuidade que será paga pela empresa vencedora, estimada inicialmente em R$ 2,45 milhões. Dessa maneira, daremos um salto na atração de congressos nacionais, internacionais, além de fomentar o turismo de negócios por um todo na Bahia”, destacou o direto de Administração e Finanças da Bahiatursa, Celso Zallio.

No Brasil, existem várias modalidades de gestão dos centros de convenções. Em sua maioria, empresas privadas detêm a concessão de uso, como o Riocentro, administrado pela GL Eventos. “Essas empresas investem muito na modernização dos equipamentos, permitindo assim que se tornem mais competitivos em termos de mercado. A Bahia figura no terceiro lugar no ranking nacional em realização de eventos e acreditamos que a concessão de uso vai ajudar bastante na manutenção dessa liderança”, conclui a presidente da Bahiatursa, Emilia Salvador Silva.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Foram realizadas em 2009, audiências públicas que discutiram a concessão os equipamentos, uma em cada cidade, Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, onde foram apresentados relatórios que apresentaram a concessão como melhor forma de gestão para os três equipamentos. Segundo o documento, grupos privados poderiam executar modelos mais rentáveis e sustentáveis de administração dos centros, tornando-os espaços superavitários e lucrativos, além de fazer os investimentos necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas