Doação de terreno e escritura de posse foram assinadas na última semana pela prefeita Conceição Rabha.
A prefeita de Angra, Conceição Rabha, assinou na tarde da última sexta-feira, 21, o documento que oficializa a doação e também a escritura do terreno em Jacuecanga onde será construído o Centro Cultural Raul Pompéia. A negociação para se chegar a essa assinatura veio se desenrolando pelos últimos dois anos. Segundo a prefeita Conceição, desde que a Associação Raul Pompéia solicitou a doação, a prefeitura iniciou os trabalhos jurídicos para que ela pudesse acontecer. Para a prefeita, a concretização dessa doação é motivo de grande satisfação, pois o novo espaço representa um incentivo à vida cultural do município.
– É um momento histórico a doação desse terreno, muito por conta da importância de um dos mais ilustres personagens que Angra já teve. É um orgulho poder ter atuado para hoje estarmos aqui assinando este documento – salientou Conceição.
A assinatura do documento em 2016 também tem um significado importante no que diz respeito à memória de Pompéia. É neste ano que se completa 120 anos de sua morte. Abolicionista convicto e contemporâneo de figuras como Olavo Bilac, Floriano Peixoto e Prudente de Moraes, ele, que era advogado, conquistou a crítica literária com o romance O Ateneu, título imortalizado em Angra pela criação do Ateneu Angrense de Letras e Artes.
José Mário dos Santos, presidente da Associação Cultural Raul Pompéia, também se mostrou satisfeito com a assinatura do documento que oficializou a doação do terreno. Segundo ele, os próximos passos agora serão a preparação da carta convite para a elaboração do projeto arquitetônico do centro cultural. O que se tem em mente é um projeto ambicioso, que terá em sua concepção a captação da água da chuva para reaproveitamento, além de placas de energia solar para seu autossustento.
– O centro irá contar ainda com uma ampla área para exposições, biblioteca, bistrô, restaurante e teatro. Será uma área digna do nome de Pompéia e atenderá a toda população, principalmente da região de Jacuecanga, que hoje carece de uma área própria de cultura e lazer – destacou José Mário.
O presidente da associação aproveitou para convidar a todos para a quarta Feira Literária Raul Pompéia, que acontece de 14 a 16 de abril na cidade. Mais de 30 escritores, entre autores e cartunistas, já confirmaram presença. A programação será divulgada em breve pela associação.