Casal abre a licitação para novo sistema adutor do Agreste

A comissão especial de licitação, formada por determinação do governador do Estado e composta por técnicos do Estado e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), iniciou na manhã desta segunda-feira (7), na sala engenheiro Aloísio Ferreira de Souza, na Gesup, na Pajuçara, a sessão de abertura da licitação para contratação de uma Parceria Público-Privada (PPP) visando a implantação do novo sistema adutor do Agreste.

A iniciativa tem por objetivo resolver o problema da falta de água em Arapiraca e em mais nove cidades do Agreste (são elas: Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Igaci, Craíbas, Coité do Nóia, Feira Grande, São Brás e Olho D’àgua Grande), além de possibilitar o atendimento à mineração Vale Verde (MVV).

O sistema que está sendo licitado tem 57 mil metros de adutora, uma nova estação de tratamento de água e prevê a recuperação das adutoras existentes, as quais hoje apresentam sérios problemas operacionais. As concorrentes são: Goetze Lobato Engenharia Limitada (GEL), Saneamento Ambiental Águas do Brasil S.A, e Companhia de Águas do Brasil (CAB). Aquela que vencer a licitação ficará responsável pela operação, manutenção e controle operacional do novo sistema adutor e dos demais sistemas existentes. A Casal continuará como responsável e gestora dos serviços de saneamento nas 10 cidades que compõem a concepção da PPP, não havendo aumento de tarifas ou despesas para os municípios.

Segundo o presidente da Casal, Álvaro Menezes, o projeto é pioneiro. “O projeto em licitação é o primeiro do Nordeste para abastecimento de água, e coloca Alagoas entre os estados que são capazes de encontrar alternativas legais e viáveis para atender ao interesse da sociedade e resolver os problemas graves de falta de água a curto prazo”, ressaltou.

Ele disse ainda que o valor estimado para o projeto em licitação é de 143 milhões de reais e faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico e social do governo Teotônio Vilela, por meio das secretarias de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas