Caraguá adota modelo pioneiro de gestão energética

No início de 2013, Caraguá inicia a implantação de um modelo de gestão energética pioneiro no mundo

A concorrência da concessão do Serviço Público de Operação e Gestão da Energia e Eficiência Energética Municipal com Embasamento Ambiental, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) foi homologada na sexta-feira, dia 21, na secretaria de Educação, no Indaiá.
No início de 2013, Caraguá inicia a implantação de um modelo de gestão energética pioneiro no mundo, que prevê o uso de energia elétrica unicamente proveniente de fontes renováveis em até cinco anos, a utilização da tecnologia LED na iluminação e nos prédios públicos, eliminação da emissão de mercúrio na atmosfera, além do cumprimento das metas para redução do consumo.
O Consórcio Caraguá Energia Sustentável venceu a licitação e é composto pelas empresas Agnys Energia Ltda (empresa líder), Construtora Ferreira Guedes S/A e Trail Infraestrutura. O prazo da concessão administrativa é de 25 anos. O contrato é de R$ 128,5 milhões. A princípio, o valor estimado da proposta para o mesmo período era de R$ 154,5 milhões.
A cerimônia de assinatura do documento contou com a participação do prefeito de Caraguá, Antonio Carlos; do vice-prefeito Antonio Carlos Júnior; do diretor da Agnys Energia Ltda, Fernando Almeida; do consultor técnico e gerente da Agnys, Paulo Macedo; do diretor da Construtora Ferreira Guedes S/A, Carlos Nobre; do diretor Trail Infraestrutura, Paulo Filomeno; e secretários municipais.
O diretor da Agnys Energia Ltda, Fernando Almeida, disse que a gestão eficiente de energia é uma proposta inovadora porque agrega redução de custo, economia de energia e sustentabilidade dentro do ambiente urbano. De acordo com Almeida, as lâmpadas de LED não utilizam elementos poluentes. “Caraguá é a primeira prefeitura que acabará com a emissão de mercúrio na iluminação pública no mundo. Representantes de países europeus e da América Latina estão interessados no modelo que será implantado aqui.”
O diretor da Agnys explicou que os outros efeitos positivos da concessão estão relacionados à melhoria da segurança e a valorização imobiliária. “A imagem positiva gera novos investimentos públicos e privados.”
O prefeito Antonio Carlos parabenizou o Consórcio Caraguá Energia Sustentável vencedor da licitação. “Torço para a PPP dar bons resultados na gestão eficiente de energia”.
O contrato será assinado em até 30 dias após a publicação da homologação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas