Câmeras vão ajudar a fiscalizar trânsito.

Thaís Brêda
tbreda@redegazeta.com.br

As 60 câmeras de videomonitoramento de Vila Velha vão começar a ser usadas amanhã numa função diferente: ajudar a controlar o trânsito do município. Um agente de trânsito vai acompanhar as imagens todos os dias, das 7 às 20 horas, para identificar infrações, congestionamentos e agilizar o atendimento em caso de acidentes.

As câmeras vão monitorar locais como Glória, Centro de Vila Velha, orla (Itapoã, Praia da Costa, Itaparica), e vias importantes, como Hugo Musso e Luciano das Neves.

“Com esse monitoramento em tempo real, teremos como agir de forma rápida. Antes a Defesa Social fazia o monitoramento, mas o foco deles não era o trânsito, mas sim, a segurança”, explica o secretário de Transporte e Trânsito de Vila Velha, Bruno Lorenzutti.

Além das câmeras, outra novidade para ajudar na fiscalização é o investimento em 11 viaturas. De acordo com o secretário, elas devem começar a rodar em 20 dias. Também está em processo de licitação a compra de 15 motos para o mesmo fim.

Vitória
Na Capital, a prefeitura também vai investir em câmeras para monitorar o trânsito nas principais vias da cidade. Na primeira etapa, vão funcionar cinco câmeras, mas há o projeto de instalar entre 20 e 30 equipamentos.

“Nós já temos monitoramento em tempo real, mas queremos colocar câmeras nos principais corredores, com uma pessoa especializada para monitorar acidentes, fluidez do trânsito, alterar o tempo semafórico, se for preciso”, afirma o secretário de Trânsito de Vitória, Fábio Damasceno.

Segundo ele, o edital para a instalação da central de operação com as câmeras e para a instalação de radares deve sair em abril. No caso dos radares, a previsão de funcionamento é entre julho e agosto deste ano.

Onde elas vão estar
Vila Velha

Glória
Centro
Hugo Musso
Luciano das Neves
Toda a orla (Itapoã, Praia da Costa, Itaparica)
Avenida Carlos Lindenberg

Vitória

Reta da Penha
Dante Michelini
Leitão da Silva
Avenida Vitória
Centro

Serra
Laranjeiras
Jacaraípe
Manguinhos
Nova Almeida
Feu Rosa
Vila Nova de Colares

Recurso é usado na Serra desde o ano passado
A Serra já utiliza as câmeras de monitoramento para controlar o trânsito desde o ano passado. De acordo com o secretário de Defesa Social, Joel Lyrio Junior, essa visualização do trânsito ajuda a suprir a deficiência no número de agentes de trânsito do município. Outros 40 agentes também serão formados para atuarem nas ruas. Eles vão se juntar aos 25 que já trabalham hoje na Serra. Ainda segundo o secretário, um curso de primeiros socorros também foi feito recentemente pelos servidores dessa área no município.

PM quer vigiar ruas de 17 cidades
Redação Multimídia

Até o final deste ano 17 municípios do Estado poderão contar com câmeras de vídeo nas vias com maior número de registros policiais. O projeto de implantar os equipamentos é da Polícia Militar.

De acordo com o projeto, cada uma dessas 17 cidades contará com quatro câmeras com giro de 360º, conforme explicou ontem o coordenador de logística da Polícia Militar do Estado, coronel Júlio César Costa. O primeiro município a receber os equipamentos será Vitória. A previsão é de que eles sejam instalados em setembro, segundo o coordenador.

O local de instalação dos equipamentos será definido de acordo com as informações do mapa do crime e cada base de comando da PM contará com uma centra de monitoramento.

Estão previstos para serem contemplados no projeto, além de Vitória: Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Viana, São Mateus, Linhares, Colatina, Barra de São Francisco, Pedro Canário, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Bom Jesus do Norte, Ibatiba, Presidente Kennedy e Guaçuí.

A implantação do videomonitoramento em cidades como Pedro Canário e Bom Jesus do Norte é pelo fato das duas cidades serem próximas à divisa com os Estados da Bahia e do Rio de Janeiro, respectivamente. (Letícia Cardoso)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas