Câmara do Rio aprova projeto para construção de Transolímpica

MÔNICA GARCIA
Direto do Rio de Janeiro
A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei de subsídio para a construção da TransOlímpica, que ligará o Recreio ao bairro de Deodoro. Foram 28 votos a favor e seis contra.
A vereadora Teresa Bergher (PSDB) votou contra. Para ela, a forma como o projeto saiu para ser votado é inconstitucional, já que não foi realizado nenhum estudo – nem fiscal, nem ambiental – deste projeto.
“Não sabemos o impacto que este projeto trará ao orçamento municipal. Ele não está na previsão do plano plurianual (PPP). Não foi feito nenhum estudo técnico, não há nenhuma licença ambiental e a população não foi consultada”, explicou.
“Querem construir outra cidade da música. Não sou contra a TransOlímpica. Sou contra a forma que o projeto está sendo aprovado”, acrescentou Bergher.
O projeto foi para a Câmara sem o valor final, já que, de acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o custo era de R$ 1,4 bilhão. Já na quinta da última semana, na primeira audiência, Sansão falou que os valores iriam subir para R$ 2,6 bilhão e que 100 mil pessoas seriam beneficiadas com a construção.
Além disso, o Projeto de lei, que não saiu de vereadores, mas sim do executivo, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, não informa o valor do subsídio da prefeitura para a execução da obra. A única coisa que se sabe é que será de, no mínimo, 70%.
“Eles (prefeitura) querem que a casa (Câmara) dê um cheque em branco e isso é uma imoralidade. Vou entrar na Justiça, pois se trata de um projeto inconstitucional”, finalizou Bergher.
Na TransOlímpica haverá pagamento de pedágio (assim como já ocorre na linha amarela), ainda que esteja previsto que grande parte das obras será de responsabilidade do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas