CALÇADÃO: projeto executivo que antecede a licitação da obra deve ficar pronto em 60 dias

Ednéia Silva

A Prefeitura de Rio Claro estima concluir em 60 dias o projeto executivo do calçadão da Rua 3, na região central. A informação foi divulgada pelo diretor de Projetos e Recursos da Secretaria de Governo, Marcos Pisconti.

De acordo com ele, o projeto executivo é a etapa final do processo e abre caminho para a licitação da obra. Nele são definidas as dimensões, a relação do material a ser utilizado, o valor do serviço, entre outros detalhes.

Pisconti explica que no momento a equipe está discutindo como será feita a canalização para escoamento das águas pluviais. Ele observa que o alargamento das calçadas irá alterar o curso da água da chuva e será preciso canalizar o local para resolver o problema.

No projeto executivo, também deverá estar previsto se haverá ou não interferência no trânsito e, em caso afirmativo, a indicação de desvios e sinalização para motoristas e pedestres. A expectativa dos comerciantes e da população é de que a obra seja iniciada ainda neste ano.

Pela proposta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, será feita uma total revitalização da Rua 3, inclusive com a normatização de placas publicitárias e fiação elétrica. O projeto do calçadão prevê o alargamento das calçadas em dois metros até chegar ao meio-fio.

Haverá um corredor para tráfego dos veículos que ficarão impedidos de estacionar no local. As vagas de estacionamento serão remanejadas para as avenidas. A ideia é proporcionar maior conforto para os consumidores.

Vale lembrar que a revitalização da área do calçadão inclui a parte elétrica. A prefeitura pretende adotar fiação subterrânea na obra. A Elektro já apresentou à prefeitura a minuta de um projeto para a retirada dos fios da Rua 3.

DESCOBRINDO

RIO CLARO

O projeto do calçadão também inclui a normatização das fachadas e material de propaganda das lojas. Em entrevista ao JC na semana passada, o secretário de Meio Ambiente, Milton Machado Luz, disse que o projeto Descobrindo Rio Claro, que visa reduzir a poluição visual no município, está pronto e deverá ser enviado à Câmara Municipal para votação no início de fevereiro, após o fim do recesso legislativo.

Segundo ele, o assunto foi discutido e aprovado por comerciantes e órgãos ligados ao setor, inclusive o CDU (Conselho de Desenvolvimento Urbano). Agora falta a aprovação dos vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas