Caixa abre licitação para novas lotéricas no Pará.

Para ampliar e aprimorar o atendimento à população, a Caixa Econômica Federal, expandirá a rede lotérica por meio de licitações públicas regionais. No último dia 18/12, foi aberta Licitação Pública para 32 novas Unidades lotéricas, para 30 cidades paraenses.

No Pará serão mais 32 novas lotéricas, totalizando mais 48 terminais, gerando pelo menos 48 novos empregos, nas seguintes cidades : Castanhal, Aurora do Pará, Cachoeira do Piriá, Nova Esperança do Piriá, Água Azul do Norte, Marabá, Parauapebas, Abaetetuba, Anajás, Bagre, Chaves, Colares, Garrafão do Norte, Igarapé-Miri, Inhangapi, Jacareacanga, Magalhães Barata, Melgaço, Moju, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Santa Bárbara do Pará, Santarém Novo, São João da Ponta, São João do Araguaia, Terra Santa, Tomé-Açú, Barcarena, Terra Alta

A rede CAIXA hoje é composta por 2.083 agências (dessas 449 unidades de Penhor), 474 postos de atendimento bancário, 1.181 postos de atendimento eletrônico, 13.414 correspondentes não lotéricos (desses 5.240 com equipamentos CAIXA AQUI e 8.174 somente negociais), 10.204 casas lotéricas, 19.820 pontos de autoatendimento em 2.607 salas, além da rede do Banco 24Horas com 4.278 pontos, à qual a CAIXA também é associada, e a rede externa de caixas automáticos compartilhada com o Banco do Brasil (acrescentando 6 mil terminais daquele Banco)”.

No Pará, são 31 agências, 04 Postos de Atendimento Bancário, 16 postos de atendimento eletrônico, 159 correspondentes não lotéricos, 195 casas lotéricas e 337 pontos de autoatendimento.

No ano passado, foram instaurados 3 (três) processos de Licitação de Novas Unidades Lotéricas. O último edital (049/2009), publicado esse ano já se refere à quarta licitação. No total, foram licitadas 108 Unidades Lotéricas nos três primeiros processos. Na quarta licitação (último edital) estão sendo licitadas mais 32 Unidades Lotéricas.

No Pará, já foram inauguradas 27 Unidades Lotéricas no ano de 2009, todas oriundas das recentes licitações, nos seguintes municípios: Abatetuba, Altamira, Almeirim, Belém (Entroncamento), Belém (Pedro Miranda), Belém (3 de maio), Belém (São Braz) Castanhal, Peixe-Boi, Brasil Novo, Capanema, Marabá, Abel Figueiredo, Anapu, Bannach, Brejo Grande do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Novo Progresso, Palestina do Pará, Pau D Arco, Piçarra, Santa Cruz do Arari, Vitória do Xingu, Xinguara, Redenção e Rondon do Pará.

Até o primeiro trimestre de 2010, está prevista a inauguração de mais 19 Unidades Lotéricas.

Como participar das licitações

No dia 18/12 a CAIXA divulgou os editais regionais referentes às 32 novas casas lotéricas, que compõem a expansão de sua rede . Poderão participar dos certames pessoas físicas ou jurídicas que tenham situação cadastral totalmente regular. A licitação será por “melhor lance”, entre os candidatos que atenderem aos requisitos do edital, com destaque para os seguintes:

a) Oferecer imóvel nos locais definidos e com área útil para guichês de atendimento e para mesas de atendimento igual ou superior ao mínimo exigido no edital;

b) Possuir curso fundamental ou superior;

d) Oferecer o maior lance para a Taxa de Permissão, que é de no mínimo R$ 10 mil para a categoria Casa Lotérica ou de R$ 1 mil para a categoria Unidade Simplificada de Loterias;

As informações completas sobre o assunto está no edital, que foi publicado no jornal O Liberal em 18/12/2009 e divulgado também no sitio da CAIXA, no seguinte caminho: www.caixa.gov.br –> Áreas Especiais Para Você –> Portal de Compras –> Licitações Instauradas –> Goiânia –> Concorrência 0049/2009.

Como será a expansão da rede lotérica

Os estudos que nortearam a licitação foram baseados em critérios técnicos, entre os quais se destacam pesquisa de existência de demanda para os produtos lotéricos e necessidades de atendimento e de distribuição de produtos e serviços financeiros, além de conveniência e oportunidade. Essa demanda existe em razão do próprio crescimento populacional e da expansão dos serviços realizados pelas lotéricas, principalmente quanto à bancarização da população e ao pagamento dos benefícios trabalhistas e sociais do governo federal (veja quadro de serviços abaixo).

Serão priorizados os locais desassistidos e aqueles com demanda por atendimento superior à capacidade instalada atualmente, sem criar concorrência predatória com as lotéricas já existentes. O critério de conveniência determina a escolha de locais que favoreçam a população: pontos de alta circulação de pedestres, que sejam lugares seguros, de fácil acesso e onde possam ser atendidas outras necessidades da população, como supermercados, novos shoppings centers, etc. Por oportunidade a CAIXA entende a disponibilidade de locais, a possibilidade de novos nichos de mercado e pontos onde haja grande concentração de população que receba benefícios sociais e tenha pouco acesso aos serviços bancários.

A CAIXA também está ampliando o número de terminais de atendimento: serão 2.750 novos equipamentos em operação em 2.500 lotéricas, das quase nove mil existentes. O número representa um crescimento de 15% no potencial de atendimento, gerando mais de dois mil postos de trabalho. A ampliação do número de terminais teve início no final de dezembro de 2007 e está prevista para ser concluída até o final de maio de 2008. A rede lotérica utiliza, atualmente, 24 mil terminais de atendimento. A CAIXA monitora permanentemente a capacidade de atendimento da rede lotérica, de forma a bem atender a toda a sociedade brasileira. Conforme pesquisas realizadas, mais de 70% da população brasileira utiliza a rede lotérica e demonstra preferência por esse canal de atendimento. Em 2007, a rede lotérica pagou mais de 141 milhões de benefícios sociais.

(Diário Online/ Caixa Econômica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas