Caer elabora plano de contingência para prevenir desabastecimento

Roraima enfrenta temperaturas de até 39,5ºC, conforme dados do INMET.
Plano prevê perfuração de 50 poços e remoção de bombas de captação.

Caer elabora plano de contingência para prevenir desabastecimento
Caer elabora Plano de Contingência
(Foto: Neidiana Oliveira/G1)

As altas temperaturas registradas nos últimos dias em Roraima não deixam dúvidas de que o perído seco será um dos mais fortes no estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já registrou 39,5°C na capital. Para evitar um possível desabastecimento hídrico, a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) elaborou um Plano de Contingência, com medidas preventivas.

O plano prevê a perfuração de 50 poços, executados conforme a necessidade de cada localidade, tanto para a Boa Vista, quanto para o interior do estado. Além disso, disponibiliza cinco caminhões-pipa para distribuição de água potável nas localidades que tiverem essa necessidade.

O presidente da Caer Danque Esbell informou que será aberto um processo de licitação para atender ao Plano de Contingência dentro dos processos legais exigidos. Ele pontuou ainda que a iniciativa prevê o deslocamento de duas bombas de captação, ‘que hoje estão em ponto fixo do Rio Branco’ e passarão a ser flutuantes.

“Com esta remoção será possível a captação em outros pontos do rio e em locais mais profundos, já que também há um processo para aquisição de duas mangueiras de captação de água, que aumentarão a pressão e captação em locais mais profundos, garantindo mais mobilidade para que a balsa possa se mover pelo leito do rio”, explicou o presidente.

Mais ações
Ainda para prevenir uma possível crise hídrica em Roraima, a Companhia está realizando outras ações nos municípios que, no último período seco, foram os que mais sofreram com a falta de água.

Em Pacaraima e São Luiz, a Caer está buscando novas possibilidades de captações de água, para as quais já foram destinados recursos disponíveis, respectivamente, por meio de convênio com o Governo Federal e do Governo do Estado, informou Esbell.

Segundo ele, essas novas captações também estão sendo viabilizadas em Normandia, onde a Companhia está finalizando o projeto para viabilizar os recursos para executar a obra. Já emRorainópolis, por meio da parceria com a Prefeitura, está sendo viabilizada a construção de uma caixa d´água com maior capacidade de armazenamento.

“No início do ano, foi preciso agir de forma emergencial. Agora estamos trabalhando para que não seja prejudicado o abastecimento de água e evitando transtornos à população do estado”, adianta Esbell.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas