BR-401 será duplicada após a Ponte dos Macuxi já no próximo ano

A previsão do Dnit é que obras comecem no início de 2016
Por – Redação I 10/06/2015 – 18:49 –

Fotos: Hisraufre Emiliano
Fotos: Hisraufre Emiliano

A BR-401 será duplicada a partir do trecho após a ponte dos Macuxi e até o entroncamento com a BR-432, saída para o município de Cantá. A obra de infraesturura que promete agregar valor à região Norte de Roraima já está sendo licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a previsão é que comece no início de 2016.

A duplicação vai proporcionar mais segurança a motoristas, uma das principais queixas da população local, principalmente devido à ausência de acostamentos e ao fato da via ser muito estreita. O próprio superintendente regional do Departamento, José Pedro Christ, confirmou a informação.

Segundo ele, além do trecho que começa a partir da ponte dos Macuxi, outra parte da rodovia que será duplicada é da entrada principal do município de Bonfim até a ponte sobre o rio Tacutu, fronteira do Brasil com a Guiana. A obra, com recursos do Ministério dos Transportes, está em fase de licitação.

Conforme o superintendente, o processo está sendo feito através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que desde as obras dos estádios para a Copa do Mundo passou a ser utilizado pelo Governo Federal como forma de acelerar o andamento das licitações. José Pedro explicou que no Dnit, normalmente, um procedimento como este demoraria em média dois anos para ser realizado, contando desde o momento da decisão em licitar determinada obra até fazer todos os procedimentos burocráticos. “O diferencial é que no RDC, a empresa vencedora da licitação é quem fica responsável pela elaboração dos projetos básicos de engenharia e de execução da obra”, completa.

Atualmente, a Comissão de Licitação do Dnit está analisando a documentação da empresa que apresentou o melhor preço para a obra. Conforme a planilha publicada junto com o edital, no site do Dnit, os próximos seis meses, após a divulgação da empresa vencedora da licitação, deverão ser dedicados exclusivamente à elaboração dos projetos básico de engenharia e de execução.

Portanto, o início das obras vai ficar para 2016 e a previsão para concluir a restauração da 401 é de quase três anos. Mas para o superintendente, a duplicação a partir da saída de Boa Vista deverá ser a primeira etapa do projeto a ser concluída. “Na verdade, a obra deve começar em uma das extremidades, que acredito que seja em Boa Vista. Então a duplicação pode ser que esteja concluída até o Cantá antes do prazo final”, ressaltou. No site do Dnit, a planilha com os serviços e prazos prevê que a obra vai até 2018.

O que está previsto para a obra?

A obra de restauração e melhoramento da BR-401 em Roraima vai contemplar aproximadamente 121 quilômetros de extensão, que começa na ponte doss Macuxi até a fronteira do estado de Roraima com a Guiana.

A restauração inclui duplicação da rodovia em dois seguimentos, além de melhoria e construção de acostamento no trecho que fica entre o entrocamento com a BR-432, rodovia de acesso ao município do Cantá, até a cidade de Bonfim. “O restante do seguimento entre os dois trechos duplicados, a rodovia vai ter o pavimento restaurado com uma nova pista asfaltada e vai ser feito o acostamento”, informou o superintendente.

O valor total da obra não foi divulgado e no site do Dnit aparece como sigiloso. Para Christ, a população do estado de Roraima como um todo deverá ser beneficiada com a melhoria que deverá ser feita na BR-401. “Desde contribuir com o escoamento da produção de Normandia que é uma região propícia em larga escala de soja, de milho, grande produção de melancia, que inclusive exporta para o Amazonas, como facilitar muito a exportação direta de mercadorias da zona franca de Manaus para a Europa e até outros continentes, saindo pela Guiana”, explica o superintendente.

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