BH voltará a ter ônibus turístico ainda neste ano

Turistas que visitam Belo Horizonte deverão contar, ainda este ano, com ônibus turísticos para conhecer o Conjunto Moderno da Pampulha e outro pontos de referência da capital mineira. O serviço será explorado pela iniciativa privada. A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) planeja lançar em 30 dias o edital de licitação.
A cidade já teve um ônibus para city tour, mas ele acabou sendo desativado no início do ano passado por insuficiência de passageiros.

BH voltará a ter ônibus turístico ainda neste ano
A Igreja de São Francisco de Assis, que compõe o Conjunto Moderno da Pampulha, será um dos pontos visitados pelo novo ônibus

Agora, os ônibus serão estilizados com imagens da cidade. Segundo o diretor de Promoção Turística da Belotur, Gustavo Mendicino, as empresas interessadas poderão propor veículos retrô ou do tipo city sightseeing, com piso superior aberto, similar aos utilizados nas cidade europeias e em algumas capitais brasileiras como São Paulo e Curitiba.
A expectativa da Belotur é iniciar o serviço até novembro. “Após o lançamento do edital, teremos mais 45 dias para o início das operações. Então, acredito que entre 60 e 75 dias esse ônibus já esteja circulando”, estima Mendicino. Os valores das passagens ainda estão sendo estudados.
PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Projetado por Oscar Niemeyer, o Conjunto Moderno da Pampulha recebeu no mês passado o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cerimônia oficial de entrega do certificado da conquista será no dia 17 de agosto.
“Com o título, estamos preparando a cidade para se tornar de fato um polo de turismo em âmbito nacional. A falta de um transporte que ligue os equipamentos tombados da Pampulha é um dificultador que precisamos contornar”, explica Gustavo Mendicino. A ideia inicial é que exista uma linha conectando os edifícios que integram o conjunto moderno e outra ligando a Pampulha a pontos turísticos como o Mercado Central, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e o Parque da Serra do Curral. O trajeto também deverá incluir hotéis.
Os ônibus turísticos devem ser a primeira de diversas novidades, pois a prefeitura de Belo Horizonte assumiu compromissos com a Unesco, entre eles a despoluição da Lagoa da Pampulha e a elaboração de um plano de turismo. Além do transporte turístico, também será recriada uma linha de ônibus convencional que passe pelos edifícios modernos. Outra medida cogitada é a implantação de um serviço de barcos na Lagoa da Pampulha, pelo qual também seria possível acessar o conjunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas