Bancos escolares.

Uma boa educação começa nos bancos escolares. E não apenas a educação formal, mas também o respeito às coisas públicas. Cuidar dos utensílios escolares, bancas, quadros, por exemplo, deveria ser objetivo de toda a sociedade. Alunos, principalmente. Não é isso o que acontece e o contribuinte paga alto preço para, a cada ano, repor o material abrindo brecha ao comércio dos mais espertos.

Neste caso, nem sempre o preço menor deve servir de parâmetro determinante para que as instituições públicas selem contratos de compras ao longo de licitações. Há outros fatores que devem ser levados em conta na equação custo-benefício, como a durabilidade e a qualidade dos produtos.

Técnicos em educação que lidam com salas de aula explicam que tem sido comum a ocorrência de pedidos de vista, por parte do Tribunal de Contas de Pernambuco, de processos de licitação em andamento nas prefeituras municipais para a aquisição de carteiras e mobiliários escolares. É que a diferença de preço entre equipamentos de qualidade e as marcasmenos confiáveis chega, em certos casos, a mais de 50%. Esses valores são facilmente pesquisados através da internet. Entretanto, os itens de durabilidade e de eficiência não aparecem nas ofertas das dezenas de empresas que vendem seus produtos on line e esses aspectos, se não forem considerados nas aquisições públicas ou privadas, podem redundar em enorme prejuízo para o comprador. Diante da acentuada diferença de preços, que preocupa o TCE, porque sugere suposta irregularidade nas licitações, só existe um caminho lógico para tirar as dúvidas: submeter as diferentes marcas de móveis escolares a testes de resistência e durabilidade que podem ser feitos através dos institutos técnicos oficiais. Eles foram criados exatamente para esse fim.

Aldo Paes Barreto
aldo.pe@dabr.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas