Banco Mundial abre linha de financiamento para hidrovias.

BRASÍLIA – O Brasil terá uma nova linha de financiamento com o Banco Mundial para investimentos em hidrovias. O crédito será usado nas licitações do contrato do Plano Hidroviário Estratégico, informou nesta quinta-feira (25) o secretário nacional de Transporte, Marcelo Perrupato.

“Esse era um grande entrave que deixou de existir. Agora, já consta do acordo de empréstimo entre Brasil e Banco Mundial: a linha de financiamento voltada ao setor de transporte se presta também, e de forma específica, ao que eles chamam de waterways, ou seja, os transportes aquaviários” explicou Perrupato.

O secretário nacional de Transporte foi comunicado nessa quarta-feira (24) que o Banco Mundial avisou o ministro Guido Mantega [da Fazenda] sobre o financiamento. “Na verdade, o assunto foi provocado por nossa secretaria, e as áreas competentes se articularam para que o Banco Mundial atendesse nossa demanda e incluísse as hidrovias nas linhas de financiamentos do Premef [Programa de Redução de Custos Logísticos]”, completou.

Ainda sem ter uma estimativa sobre os valores que serão dedicados às hidrovias, Perrupato adianta que os financiamentos serão dirigidos a processos de identificação de investimentos prioritários e eliminação de gargalos das oito principais vias de navegação brasileiras. “Isso é uma decisão, e eu já posso dar segmento a tudo”, disse o secretário. “E essa linha de financiamento será usada na licitação do contrato do Plano Hidroviário Estratégico”, adiantou.

Até o momento, Perrupato trabalha apenas com estimativas. “Mas, no produto final desse trabalho, que deverá durar 12 meses, teremos números concretos. E com esses números poderemos disputar investimentos com outros setores da economia”.

Com isso, o Ministério dos Transportes lançará o edital e abrirá prazo para que as propostas sejam apresentadas. Trata-se de uma licitação internacional que, de acordo com o secretário, poderá durar entre dois e três meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas