Bahia conhece vencedor da licitação de dragagem dia 5

A novela que envolve a dragagem de aprofundamento dos portos de Salvador e Aratu tem dia para acabar. Se nada der errado, a Secretaria Especial de Portos (SEP) abrirá na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, os envelopes com as propostas das empresas interessadas em administrar a obra que deixará os dois complexos com 15 metros de profundidade. A data foi confirmada ao PortoGente pelo presidente da Codeba, José Rebouças, na última sexta-feira (25).

A expectativa da SEP era desembolsar cerca de R$ 95 milhões pelas melhorias na navegabilidade dos dois complexos. Como as primeiras propostas apresentadas por três empresas ficaram acima deste valor, optou-se por prorrogar o prazo, explicou José Rebouças. Fica claro, assim, que a ordem do Governo Federal é tirar logo do papel as obras nos maiores portos do País, mas isso não será feito com desperdício de dinheiro público nem gastos estratosféricos.

“Pelo que estamos sabendo e pelo que foi conversado nos últimos dias, as novas propostas devem girar em torno de R$ 92 milhões ou um pouco a mais, quantia a ser considerada justa pela complexidade das obras. Dando tudo certo, assinamos o contrato em outubro mesmo, logo depois da abertura das propostas. E não custa lembrar que as vencedoras terão 180 para realizar o serviço em Salvador e Aratu. A dragagem de aprofundamento é vital”, comentou o presidente da Codeba.

Atualmente, o Porto de Salvador tem profundidade que varia entre 8 e 12 metros, dependendo do berço escolhido e do ponto analisado na Baía de Todos os Santos. Já em Aratu, a profundidade está estabilizada em 12 metros. Os dois ficarão com 15 metros, permitindo o tráfego de navios de grande porte. Em Aratu, haverá um trabalho extra ao grupo vencedor: o derrocamento da bacia de evolução, nada mais que a retirada de pedras do fundo do mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas