Audiência pública discute Plano de Mobilidade Urbana nesta quinta-feira

Audiência pública discute Plano de Mobilidade Urbana nesta quinta-feira
Por: Da Redação

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, realiza nesta quinta-feira (24), audiência pública para discutir propostas de ações para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O evento, aberto a toda população, acontece a partir das 19h, na Câmara Municipal. O endereço é Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é uma exigência do Ministério das Cidades aos municípios com mais de 200 mil habitantes. Em Hortolândia, a elaboração destas diretrizes é realizada por empresa contratada por licitação. O documento deve ser concluído até o final deste ano.

Com o objetivo de disciplinar o crescimento do município de maneira ordenada, de modo que atenda e integre todos os aspectos da mobilidade urbana, o Plano abrangerá diretrizes para sistema viário, tráfego, trânsito, ciclovias, trânsito de pedestres, acessibilidade, além de obras que vão colaborar para a eficiência do sistema viário pelos próximos 10 anos.

“Esta primeira audiência discutirá a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com a possibilidade de apresentação de propostas e diagnósticos que podem ser incluídos na legislação. Nos próximos meses, uma nova audiência será realizada para validar o texto do Plano, que já deverá estar definido”, explicou o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves. A partir daí, o texto segue para aprovação pela Câmara de Vereadores.

Obras

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em mobilidade urbana são prioridade no governo do prefeito Antonio Meira. Além de melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo urbano, a Administração Municipal realiza obras com o intuito de garantir sistema viário ágil e eficiente.

Como etapa prévia à elaboração do Plano de Mobilidade, a Prefeitura concluiu o Plano Diretor de Sistema Viário em 2014. O documento prevê pontes e viadutos em diversos pontos da cidade, além de avenidas marginais, rotatórias e ciclovias que vão integrar as regiões e facilitar o ir e vir das pessoas pelos próximos 20 anos. Algumas destas obras já foram entregues; outras estão em andamento.

Em maio deste ano, o prefeito lançou o pacote de intervenções “Hortolândia Mais Bonita”. O Programa contempla um conjunto de obras para garantir melhorias no sistema de trânsito em todas as regiões, visual moderno para a cidade e mais qualidade de vida. Parte das ações são realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, uma parceria da Prefeitura com o governo federal por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

As intervenções deste programa preparam a cidade para os próximos 20 anos, prevendo o constante aumento no número de veículos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, nos últimos 10 anos, a quantidade de automóveis emplacados em Hortolândia saltou de 36.054, em 2005, para 90.124, em 2015, uma elevação de 150% na quantidade de veículos circulando pelas ruas de Hortolândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas