Rio Claro – Com a assinatura hoje do contrato da PPP do Daae entre a prefeitura e a empresa Saneamento de Rio Claro, o município será o primeiro a ter uma parceria público-privada em saneamento básico do País. O contrato vai ser assinado às 11h, no gabinete do prefeito Nevoeiro Junior.
A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 140 milhões, atingindo 100% do esgoto tratado em até 5 anos. Hoje, a cidade trata menos de 30% do esgoto. O restante é jogado in natura nos principais rios da região.
De acordo com os termos da PPP, a primeira realizada por um município brasileiro na área de saneamento básico, a gestão dos serviços de saneamento básico da cidade continuará com o poder público, enquanto a Saneamento de Rio Claro S/A assumirá as obras de melhoria e expansão, a operação e a manutenção do Sistema de Esgotos Sanitários.
A Saneamento de Rio Claro S/A é formada pela empresa Norberto Odebrecht S/A, Lumina Engenharia Ambiental Ltda. e Odebrecht Investimentos em Infra-estrutura Ltda., que compunham o Consórcio Rio Claro, vencedor da concorrência pública encerrada em dezembro de 2006.